LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO
DESAFIOS E AVANÇOS
Resumo
Antes mesmo da alfabetização formal, a criança já se encontra imersa no universo letrado. Ela tem contato com a escrita em diferentes contextos — em panfletos, placas, nomes de lojas e no celular — e, a partir dessas vivências, elabora hipóteses sobre o funcionamento desse sistema. Emília Ferreiro e Ana Teberosky ressaltam que essas construções devem ser consideradas pelo professor, que atua como mediador do processo. Assim, reconhecer os diferentes níveis de evolução da escrita permite guiar a criança com mais eficácia, valorizando o conhecimento prévio que ela traz. Para que a alfabetização não seja um processo mecânico e desgastante, é necessário que as propostas pedagógicas despertem o interesse da criança. Nesse sentido, a ludicidade assume papel central, pois dialoga com a forma natural de aprender por meio do brincar. Jogos, histórias, dramatizações e atividades simbólicas possibilitam que a criança substitua suas hipóteses iniciais por novos conhecimentos de forma espontânea e prazerosa. Diferente das cartilhas tradicionais, esse processo favorece não apenas a aprendizagem da leitura e escrita, mas também o desenvolvimento da atenção, memória, raciocínio lógico, imaginação e cooperação. Já Vygotsky contribui ao destacar que a aprendizagem é potencializada pelas interações sociais, especialmente na chamada “zona de desenvolvimento proximal”. As atividades lúdicas, nesse contexto, funcionam como mediadoras que ampliam a aprendizagem coletiva e tornam a alfabetização mais significativa. Dessa forma, a ludicidade não apenas facilita a apropriação do sistema de escrita, mas também forma sujeitos críticos, criativos e engajados. O brincar, aliado ao processo de alfabetização, transforma-se em ferramenta que articula teoria e prática, conhecimento e prazer, preparando a criança para interagir ativamente com o mundo.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriela Cury Canteri Mendes, Emanuelly Plefk, Lilia Schainiuka Heil, Ingrid Gayer, Paulo Zaratini

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Como Citar
LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E AVANÇOS. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2919