PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Matheus Filipe de Souza Faculdade Sant'Ana
  • Clóvis Marcelo Sedorko

Resumo

Resumo: Esse trabalho apresenta como objetivo relatar o período de observações referente a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no colégio Estadual Regente Feijó, localizado no município de Ponta Grossa/PR. O PIBID é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem o intuito de favorecer aos acadêmicos das licenciaturas uma formação profissional mais próxima da realidade escolar. Em termos metodológicos este trabalho de pesquisa refere-se a um estudo de caso, face aos procedimentos técnicos adotados e exploratório em relação aos objetivos apresentados. A problemática dessa pesquisa diz respeito ao relato das observações realizadas nas aulas de Educação Física do Colégio Estadual Regente Feijó, a qual ocorre mediante o acompanhamento das aulas do professor preceptor Cláudio Schleder junto aos estudantes do ensino médio, com a carga horária semanal de quatro horas. O acadêmico utiliza um diário de campo e ficha estruturada para registrar as ações pedagógicas. Os dados obtidos demonstram que a relação entre alunos e professor preceptor é de grande respeito e amizade, pois nunca foram presenciadas ações de desrespeito nesse sentido. O preceptor sempre demonstrou ter uma ótima relação com seus alunos, fato que torna o processo de ensino e aprendizagem mais significativos. Os conteúdos predominantes das aulas são os esportes de rede e raquete (voleibol e tênis de mesa), esportes de invasão (futsal e basquete), brincadeiras e jogos (brincadeiras com cordas, jogos de tabuleiro: xadrez, dama, trilha e uno), correspondendo as unidades temáticas da BNCC (2018). Em relação aos aspectos metodológicos observou-se que o professor procura mesclar as concepções de ensino no seu trabalho pedagógico, articulando a abordagem desenvolvimentista (GO TANI, 1988), em que prioriza o desenvolvimento motor dos estudantes, com a concepção de aulas abertas a experiência (HILDEBRANDT; LAGING, 1986), na qual proporciona maior liberdade aos alunos. O professor também aborda o viés conceitual do ensino (aulas teóricas), elaborando textos com questionários para os estudantes, contendo temáticas dos esportes e das lutas como a capoeira. Para a realização das aulas práticas, o preceptor utiliza a quadra central do colégio, enfatizando a abordagem global dos conteúdos por meio do jogo (TENROLLER; MERINO, 2006). Contudo, também foram identificados processos de ensino pautados no método parcial (educativos sobre os fundamentos do baquete), nos quais os alunos aprenderam os tipos de passe, a bandeja e os arremessos. Sobre a estrutura disponível para as aulas, constatou-se que existe uma limitação, pois o colégio não dispõe de quadra coberta para proteção nos dias chuvosos, porém, os materiais e implementos são suficientes. Por fim, ressalta-se que o período de participação no programa possibilitou ao acadêmico o conhecimento sobre o trabalho docente e as atribuições do professor, conectando o que se aprende na faculdade com o que realmente acontece na prática. Foi possível reconhecer a disciplina de Educação Física dentro da perspectiva da ludicidade, como atividade física e estilo de vida e não apenas como uma obrigação imposta aos discentes.   

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Publicado

22-10-2025

Como Citar

PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2962