LEITURA E DIREITOS DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
RESUMO: O presente trabalho visa a apresentar atividades desenvolvidas com o objetivo de contribuir com a prática de leitura do acadêmico surdo. Para tanto, foram feitos levantamentos bibliográficos acerca da história escolar e acadêmica do surdo no Brasil. Em um segundo momento, por meio da observação das dificuldades ou até da impossibilidade de leitura dos acadêmicos surdos, foram propostas atividades de leitura que contemplassem diferentes elementos da língua portuguesa. Os resultados esperados são de que surdos tenham acesso a materiais didáticos que extrapolem a construção de conceitos e, deste modo, que consigam construir ligações entre eles.Palavras-chave: Surdo. Direitos. Leitura. Ensino Superior.Referências
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.
BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.
CARVALHO, R. Temas em Educação Especial. Rio de Janeiro: WMA, 1998.
Downloads
Publicado
16-11-2017
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
LEITURA E DIREITOS DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR. (2017). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/396