O PESSIMISMO SCHOPENHAUERIANO NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS
Resumo
A poética de Augusto dos Anjos é conhecida por seu pessimismo trágico. Os conceitos de dor e sofrimento propostos pela filosofia schopenhaueriana são notáveis nos escritos do poeta. Em "versos íntimos", tais conceitos auxiliam na analítica do poema, assim, colaborando para que o diálogo entre poesia e filosofia ocorra de maneira produtiva. Portanto, nesse trabalho, busca-se analisar um poema de Augusto dos Anjos, relacionando aos conceitos de dor e sofrimento da Filosofia de Arthur Schopenhauer.Referências
ANJOS, Augusto. Eu e outras poesias. 4. ed. São Paulo : Martin Claret, 2012. p 94 "“ 95.
MONTEIRO, Fernando. 10 lições sobre Schopenhauer. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 70 p.
OLIVEIRA, André Eustáquio Melo. A importância da música na filosofia de Arthur Schopenhauer. Metavnoia, São João del-Rei, n. 5, p.85-94, jul. 2003.
SCHOPENHAUER, Arthur. As dores do mundo. São Paulo: Edipro, 2014. 135 p.
VASCONSELOS, Montgomery José. Apresentação. In: RIO, Nilce Rangel. A poética carnavalizada de Augusto dos Anjos. São Paulo: Annablume. p 9-12. Disponível em:< https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=l-JKThiL5ioC&oi=fnd&pg=PA13&dq=eu+augusto+dos+anjos&ots=yG-oOXuyuD&sig=YNqorG443N95PUyLLdlIbUgMCo8#v=onepage&q=eu%20augusto%20dos%20anjos&f=false>. Acesso em: 20 nov 2016.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.