A PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM/2017: LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
Resumo
  Com objetivo de analisar a proposta de redação do ENEM 2017 "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" à luz da GSF, a presente pesquisa enquadra-se em um projeto de pesquisa que, como metodologia adota a análise documental e pesquisa ação, interpretativa, baseada nas práticas sociais, inter-relacionais e multiculturais, que levem à compreensão dos sentidos produzidos pelo texto. Para tanto, serão desenvolvidos processos de análise linguística, a partir de atividades de leitura que contemplem informações acerca da LIBRAS "“ Língua Brasileira de Sinais no contexto educacional contemporâneo, na realidade bilíngue do Brasil. O referencial teórico está ancorado em ROTTAVA, NAUJORKS (2016), HALL (1992), REY (2012), FUZER, CABRAL (2014), entre outros. ÂReferências
REFERENCIAS
BERNHARD, André Barbosa; TOMAZZI, Raiany. Considerações a respeito do conceito de cultura na linguística sistêmico-funcional e na teoria enunciativa: Encontros e Distanciamentos. In ROTAVA, Lucia. NAUJORKS, Jane Costa. Linguística sistêmico-funcional: interlocuções na formação docente e no ensino. Porto Alegre: Instituto de Letras - UFRGS, 2016.
FUZER, Cristiane. CABRAL, Sara Regina Scota. Introdução à gramática sistêmico funcional em língua portuguesa. 1ª ed. Campinas: Mercado das letras, 2014.
PEREIRA, Maria C. C; CHOI, Daniel; VIEIRA, Maria I; GASPAR, Priscila; NAKASATO, Ricardo. Libras, Conhecimentos além dos sinais. Ed.Pearson, São Paulo: 2014.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Língua Portuguesa. Disponível em < www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_port.pdf> Acesso em 29 de jul.18>
REY. F. G. Pesquisa qualitativa e subjetividade. Os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
STUART, Hall. Identidade cultural na pós-modernidade, 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: SC: Ed. UFSC, 2009.
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