REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Luiz Henrique Procopio Donato Iessa faculdade Sant`ana
  • Tiago Procopio Donato
  • João Vitor Procopio Donato
  • Clóvis Marcelo Sedorko

Resumo

  O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela CAPES, busca aproximar a formação inicial docente da realidade escolar, articulando teoria e prática. O presente trabalho apresenta reflexões a partir das observações realizadas nas aulas de Educação Física no Colégio Estadual Professora Sirley Jagas, em Ponta Grossa/PR, sob a orientação do professor preceptor Sandro Veloso Teixeira. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de natureza exploratória, com registros feitos por meio de fichas estruturadas e diário de campo. Os resultados evidenciam que a relação entre professor e alunos é pautada no respeito e na cooperação, o que favorece um ambiente de aprendizagem positivo. Apesar das limitações estruturais da escola, especialmente quanto ao espaço físico, o uso de recursos como o Educatron e a criatividade do professor contribuíram para a condução de aulas dinâmicas e atrativas. Os conteúdos desenvolvidos abrangeram esportes de invasão, práticas corporais de aventura, jogos eletrônicos e danças, em consonância com a BNCC (2018). A experiência no PIBID possibilitou aos acadêmicos compreender a importância do planejamento, da mediação pedagógica e da formação continuada para a qualidade da Educação Física escolar.

Downloads

Publicado

22-10-2025

Como Citar

REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2839