QUANDO A INTELIGÊNCIA DÓI
OS DILEMAS EMOCIONAIS DA CRIANÇA SUPERDOTADA
Resumo
O presente estudo tem por finalidade compreender os dilemas emocionais vivenciados por crianças superdotadas, enfatizando que a alta capacidade intelectual pode tornar-se ansiedade, angústia e desajuste socioemocional se desassistidas. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica em bases científicas entre 2004 e 2022, incluindo estudos teóricos e empíricos. Os resultados apontam que crianças superdotadas apresentam maior vulnerabilidade emocional, marcada por perfeccionismo, sensibilidade acentuada e propensão à ansiedade, além de dificuldades de ajustamento quando não recebem reconhecimento adequado na escola e na família. Conclui-se que a superdotação exige uma abordagem psicológica e educacional integrada, que promova não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o socioemocional, garantindo suporte especializado e estratégias de acolhimento.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 Roberta Procópio, Vinícius Berteli da Rocha, Shayani Vanessa dos Anjos³, Valéria Rossi Sagaz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
QUANDO A INTELIGÊNCIA DÓI: OS DILEMAS EMOCIONAIS DA CRIANÇA SUPERDOTADA. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2873