QUANDO A INTELIGÊNCIA DÓI

OS DILEMAS EMOCIONAIS DA CRIANÇA SUPERDOTADA

Autores

  • Roberta Procópio Faculdade Sant'Ana
  • Vinícius Berteli da Rocha
  • Shayani Vanessa dos Anjos³
  • Valéria Rossi Sagaz

Resumo

O presente estudo tem por finalidade compreender os dilemas emocionais vivenciados por crianças superdotadas, enfatizando que a alta capacidade intelectual pode tornar-se ansiedade, angústia e desajuste socioemocional se desassistidas. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica em bases científicas entre 2004 e 2022, incluindo estudos teóricos e empíricos. Os resultados apontam que crianças superdotadas apresentam maior vulnerabilidade emocional, marcada por perfeccionismo, sensibilidade acentuada e propensão à ansiedade, além de dificuldades de ajustamento quando não recebem reconhecimento adequado na escola e na família. Conclui-se que a superdotação exige uma abordagem psicológica e educacional integrada, que promova não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o socioemocional, garantindo suporte especializado e estratégias de acolhimento.

Downloads

Publicado

22-10-2025

Como Citar

QUANDO A INTELIGÊNCIA DÓI: OS DILEMAS EMOCIONAIS DA CRIANÇA SUPERDOTADA. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2873