LUDOTERAPIA
A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA NA PSICOLOGIA INFANTIL
Resumo
A ludoterapia, uma técnica de psicoterapia infantil que se utiliza de jogos e brinquedos como mediadores na relação entre terapeuta e paciente, pode ser utilizada no atendimento a crianças com dificuldades emocionais e comportamentais. Com base na premissa de que o brincar é uma forma natural de expressão infantil, a ludoterapia proporciona um ambiente seguro e estruturado para que as crianças possam expressar seus sentimentos, medos e desejos. De acordo com Winnicott (1975), o brincar é essencial para o desenvolvimento emocional saudável, pois permite que a criança experimente, crie e reconstrua sua realidade interna em um espaço simbólico. A ludoterapia é amplamente utilizada no atendimento ao público infantil, especialmente para lidar com dificuldades emocionais e de socialização. O objetivo deste estudo é discutir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, além de compreender o papel do terapeuta no processo psicoterapêutico. Pretende-se explorar como a utilização de materiais lúdicos auxilia a criança na comunicação de conflitos internos e contribui para a melhora de seu bem-estar. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, exploratória e de revisão bibliográfica, abordando autores de relevância no campo da ludoterapia, como Donald Winnicott (1975), Carl Rogers e Virginia Axline (1974). Autores como Landreth (2012) e Axline (1974) realizaram estudos empíricos sobre o impacto da ludoterapia no desenvolvimento infantil e sua eficácia em diferentes contextos terapêuticos. A análise qualitativa dos dados, realizada por esses autores, permitiu a compreensão de como o brincar facilita a comunicação não verbal da criança, fornecendo ao terapeuta uma compreensão mais profunda dos problemas emocionais e psicológicos enfrentados pelos pacientes. A ludoterapia é eficaz particularmente na expressão de sentimentos que são difíceis de verbalizar (AXLINE, 1974). Estudos como o de Landreth (2012) indicam que o ambiente lúdico favorece o desenvolvimento de um vínculo de confiança entre a criança e o terapeuta, essencial para o sucesso terapêutico. Axline (1974), em suas pesquisas, também demonstrou que a ludoterapia promove a autoexpressão e a autoconfiança na criança, permitindo que ela lide com seus conflitos emocionais de maneira saudável. Em diversos contextos, como casos de abuso, divórcio e ansiedade infantil, o uso de brincadeiras tem sido fundamental para promover uma sensação de controle e segurança na criança (WINNICOTT, 1975). Conclui-se que a ludoterapia é amplamente reconhecida pela sua capacidade de auxiliar as crianças a diante de conflitos emocionais complexos. O papel do terapeuta é fundamental neste processo, pois é um facilitador da comunicação e das manifestações simbólicas que surgem durante o brincar. A ludoterapia, assim, contribui para a compreensão da importância das atividades lúdicas no contexto psicoterapêutico, como também para desenvolvimento como um todo.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 Naira Gomes Zaffalon, Haianne Hechem Reda, Juliano Martins de Aguiar, Thamiris Karolyne Farias, Valéria Rossi Sagaz

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Como Citar
LUDOTERAPIA: A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA NA PSICOLOGIA INFANTIL. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2902