A Inclusão da Pessoa com Deficiência e o Papel do Professor no Cotidiano Escolar

Autores

  • Tatiane Aparecida de Barros de Azambuja
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

A presente pesquisa versa sobre: “A inclusão da pessoa com deficiência e o papel do professor no cotidiano escolar”. Este trabalho foi realizado em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa-Pr, trata-se de uma pesquisa qualitativa feita por meio de estudo de campo direcionado à (três) professoras que atuam com crianças com deficiência, com a intencionalidade de se compreender como acontece a inclusão da criança especial e o papel do professor como mediador para que esse processo ocorra. O referencial teórico traz a trajetória histórica da inclusão ao longo dos anos e o papel do professor no contexto da inclusão no ambiente do ensino regular, embasado em teóricos que tratam sobre a temática. A pesquisa apontou as diversas dificuldades que as pessoas com deficiência vêm passando ao longo dos anos, mesmo tendo uma legislação que lhes garante seus direitos e deveres, verificou-se também que nem sempre o processo de inclusão se efetiva de forma esperada.

Referências

ARANTES, Valéria Amorim (Org). Inclusão Escolar. São Paulo: Summus, 2006.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2010.

CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas Faces da Inclusão. Rio de Janeiro: Wak , 2009.

DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. 2ª Ed. São Paulo: Atlas S.A,1987.

FERREIRA, Elisa Caputo; GUIMARÂES Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2011.

GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007

GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise. Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary L. Esclarecendo as Deficiências: Aspectos teóricos e práticos para contribuir com uma sociedade inclusiva. São Paulo: Ciranda Cultural Editora e Distribuidora LTDA, 2008.

MAZZOTTA, Marcos José da Silva. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em:

http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view. Acesso em: 10 out. 2017.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. MEC, 2007. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_ead.pdf. Acesso em: 14 set 2017.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. MEC, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 17 out 2017.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. MEC, 2008. Disponível em:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:tKqTPjQX2D8J:portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 9 set 2017.

SOARES, Maria Aparecida Leite; CARVALHO, Maria de Fátima. O professor e o aluno com deficiência. 1. ed. v.5, São Paulo: Cortez, 2012

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

Azambuja, T. A. de B. de, & Costa, A. M. de F. (2018). A Inclusão da Pessoa com Deficiência e o Papel do Professor no Cotidiano Escolar. Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/607

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia