A Importância do Jogo e do Brinquedo para o Desenvolvimento do Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança no Contexto da Educação Infantil
Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a importância da aplicação dosjogos e brincadeiras como ferramenta metodológica no interior da sala de aula.O trabalho foi realizado através de pesquisa qualitativa, na qual foi realizadoum levantamento bibliográfico sobre o tema e aplicado um questionário comquestões abertas e fechadas, com o intuito de responder à problemática: Deque forma o jogo e do brinquedo contribuem para o desenvolvimento doprocesso de ensino e aprendizagem da criança na Educação Infantil? Arealização da coleta de dados ocorreu em um CMEI da rede municipal deensino da cidade de Ponta Grossa-PR, na Educação Infantil, nas turmas deInfantil IV e V. Os principais autores referenciados na pesquisa foram:Kishimoto (2011) e (2003) Vygotsky (1991), Santos (2014), Marinho et al(2007), Antunes (2012), Maluf (2014). A partir do que foi analisado, averiguouseque os professores da Educação Infantil se utilizam dos jogos e dosbrinquedos dentro das salas de aula diariamente, o que contribui para que oensino e a aprendizagem dos alunos se tornem muito mais prazeroso esignificativo.Referências
ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir, fascículo 15. 8 ed, Petrópolis, RJ, Vozes,2012.
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo:Atual,1997.p.240 .
FRIEDMANN, Adriana. O brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. 1ª edição, São Paulo: moderna, 2012.
KISHISMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação. 4ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KISHISMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a Educação Infantil. 1ª ed, São Paulo, Pioneira, 2003.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. ATIVIDADES LÚDICAS PARA EDUCAÇÃO
INFANTIL: CONCEITOS, ORIENTAÇÕES E PRÁTICAS. 4ª edição, Petrópolis,
RJ, Vozes, 2014.
MARINHO, Hermínia Regina Bugeste..[et al.]. PEDAGOGIA DO MOVIMENTO:
UNIVERSO LÚDICO E PSICOMOTRICIDADE. 2º edição, Curitiba, Ibpex, 2007.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª edição, Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2ª edição, Curitiba: ibpex, 2011.
SANTOS, Santa Marli Pires. O BRINCAR NA ESCOLA: METODOLOGIA LÚDICO-VIVENCIAL, COLETÂNEA DE JOGOS, BRINQUEDOS E DINÂMICAS. 3ª edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 2014.
SOUZA, Vânia de Fátima Matias. O desenvolvimento Psicomotor na infância. Maringá, Pr: 2012, p. 190.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4ª edição, São Paulo, Martins
Fontes, 1991.