HISTÓRIAS DE VIDA EM PODCASTS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

Autores

  • Simone Carvalho do Prado Instituição de Ensino Superior Sant'Ana UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Karina Janz Woitowicz

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta educativa que busca potencializar compreensões de alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, 8º e 9º anos acerca das valorações sociais produzidas pela família e comunidade. O trabalho é desenvolvido dentro da Rede de Clubes Paraná faz Ciência (Paraná, 2024) e conta, portanto, com a participação de professora da Rede Pública, de alunos da mesma rede, além da parceria com o projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O Projeto, intitulado Cultura local: histórias de vida e construção de podcasts tem duração de trinta meses e gerenciamento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e foi aprovado conforme edital SEED/PR 05/2024 - Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação - NAPI Paraná Faz Ciência. A fim de promover as compreensões valorativas, os alunos participarão de reuniões semanais para, em primeiro lugar, conhecer a obra “Câmara Cascudo: um brasileiro feliz” (Lima, 2018), cuja temática está em relatos de experiências tanto em primeira quanto em terceira pessoa. Em seguida, serão organizados os roteiros de entrevista para a coleta dos relatos que serão transformados em podcasts. Nesse período, as histórias de vida serão categorizadas, definidas as temáticas e colhidas as impressões dos alunos acerca das valorações sociais com as quais se deparam em relação à família, à religião, ao trabalho, enfim, às crenças gerais que permearem os relatos. O período que segue será destinado às oficinas sobre o gênero discursivo podcast, quando serão desenvolvidos propriamente os episódios de podcast para a divulgação na comunidade escolar. Espera-se que os alunos participantes desenvolvam autonomia, integrem-se no percurso científico planejado, compreendam as valorações expostas nas histórias de vida e engajem-se na produção do gênero discursivo podcast. Além disso, busca-se também a valorização da cultura local por meio do conhecimento das histórias de vida de membros da comunidade.

Biografia do Autor

  • Simone Carvalho do Prado, Instituição de Ensino Superior Sant'Ana UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
    Doutoranda pelo PLE/UEM em Estudos da Linguagem. Mestre em Letras pelo Programa Linguagem, Identidade e Subjetividade - UEPG. Possui Pós Graduação Lato Sensu Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Prática pelo ESAP - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na Educação Básica/Português - SEED/PR e no Ensino Superior - Faculdade Santana.

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

HISTÓRIAS DE VIDA EM PODCASTS: INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2601