AS IMPLICAÇÕES DE HORMÔNIOS INJETÁVEIS DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA) FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
ESTUDO DE CASO
Resumo
O presente trabalho tem como intuito trazer um recorte de uma investigação que está em andamento, sendo que a mesma possui o objetivo de analisar a influência da administração de hormônios injetáveis em adolescentes com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto, a metodologia escolhida se faz em dois estudos de casos, dessa forma no sentido de preservar a identidade das participantes não serão divulgados nomes, apenas características: sendo assim, as participantes são duas adolescentes com idade de 13 anos ambas, diagnosticada com TDAH, de escolas particulares, e fazem uso de hormônios do crescimento somatotropina o qual tem por efeito estimular o crescimento e aumenta a velocidade da produção do hormônio (GH), endógeno o qual em alguns casos não é produzido pelo organismo, as participantes fizeram uso do mesmo pelo período de 5 anos. Assim, as indagações pelo tema se fazem por meio das vivências dos autores com as participantes. Sabemos que o TDAH, influência a vida do diagnosticado em várias áreas, porém na área escolar é possível pontuar com mais atento a impulsividade, a dificuldade de concentração, coordenação motora prejudicada entre outros. Nesse sentido, nos embasamos teoricamente os em APA/ DSM V (2014), o qual destaca que o TDAH se configura em um transtorno do neurodesenvolvimento por meio da seguinte tríade sintomatológica: desatenção, impulsividade e hiperatividade, colaborando Sampaio (2014), esclarece que o TDAH interfere diretamente no comportamento, principalmente por desequilibrar os mecanismos da memória e da atenção. Durante a observação e convivência com os sujeitos da pesquisa, seja em setting clínico ou na vida escolar, foi possível identificar que enquanto as participantes estavam sendo submetidas a aplicação do medicamento somatotropina o rendimento escolar de ambas estava sendo comprometido. Visto que as participantes apresentavam um cansaço, uma tristeza, bem como uma irritabilidade e um comprometimento acadêmico significativo nas áreas da linguagem e da matemática. Após a suspensão do tratamento foi possível observar que as adolescentes se “redescobriram” no espaço escolar, demonstrando-se mais ativas para o processo de aprendizado e também para a socialização com os colegas. Dessa forma, os resultados fazem parte de uma pesquisa que está em andamento, visto que os sujeitos da pesquisa estão em processo de observação e analise, tanto em setting clínico como no ambiente escolar.Downloads
Publicado
18-10-2024
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2024 Sônia Maria Mongruel, Josemary Scos, Leticia Mongruel Lassalvia De Araujo, Rogério Carvalho de Abreu Lima, Cleiber Marcio Flores
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Como Citar
AS IMPLICAÇÕES DE HORMÔNIOS INJETÁVEIS DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA) FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2692