AS IMPLICAÇÕES DE HORMÔNIOS INJETÁVEIS DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA) FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

ESTUDO DE CASO

Autores

Resumo

 O presente trabalho tem como intuito trazer um recorte de uma investigação que está em andamento, sendo que a mesma possui o objetivo de analisar a influência da administração de hormônios injetáveis em adolescentes com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto, a metodologia escolhida se faz em dois estudos de casos, dessa forma no sentido de preservar a identidade das participantes não serão divulgados nomes, apenas características: sendo assim, as participantes são duas adolescentes com idade de 13 anos ambas, diagnosticada com TDAH, de escolas particulares, e fazem uso de hormônios do crescimento  somatotropina o qual tem por efeito estimular o crescimento e aumenta a velocidade da produção do hormônio (GH), endógeno o qual em alguns casos não é produzido pelo organismo, as participantes fizeram uso do mesmo pelo período de 5 anos. Assim, as indagações pelo tema se fazem por meio das vivências dos autores com as participantes. Sabemos que o TDAH, influência a vida do diagnosticado em várias áreas, porém na área escolar é possível pontuar com mais atento a impulsividade, a dificuldade de concentração, coordenação motora prejudicada entre outros. Nesse sentido, nos embasamos teoricamente os em APA/ DSM V (2014), o qual destaca que o TDAH se configura em um transtorno do neurodesenvolvimento por meio da seguinte tríade sintomatológica: desatenção, impulsividade e hiperatividade, colaborando Sampaio (2014), esclarece que o TDAH interfere diretamente no comportamento, principalmente por desequilibrar os mecanismos da memória e da atenção. Durante a observação e convivência com os sujeitos da pesquisa, seja em setting clínico ou na vida escolar, foi possível identificar que enquanto as participantes estavam sendo submetidas a aplicação do medicamento somatotropina o rendimento escolar de ambas estava sendo comprometido. Visto que as participantes apresentavam um cansaço, uma tristeza, bem como uma irritabilidade e um comprometimento acadêmico significativo nas áreas da linguagem e da matemática. Após a suspensão do tratamento foi possível observar que as adolescentes se “redescobriram” no espaço escolar, demonstrando-se mais ativas para o processo de aprendizado e também para a socialização com os colegas. Dessa forma, os resultados fazem parte de uma pesquisa que está em andamento, visto que os sujeitos da pesquisa estão em processo de observação e analise, tanto em setting clínico como no ambiente escolar.    

Biografia do Autor

  • Sônia Maria Mongruel, Faculdade Sant'Ana
    Acadêmica de Psicologia, no 4º período da faculdade Sant'Ana.
  • Josemary Scos, Faculdade Sant'Ana
    Mestre em Educação, acadêmica em Psicologia no 4º período da Faculdade Sant’ana.
  • Leticia Mongruel Lassalvia De Araujo, Faculdade Sant'Ana
    Acadêmica do 4º Período do Curso de Psicologia da Faculdade Sant'Ana.
  • Rogério Carvalho de Abreu Lima, Faculdade Sant'Ana
    Acadêmico do 4º período do Curso de Psicologia da Faculdade Sant'Ana.
  • Cleiber Marcio Flores, Faculdade Sant'Ana
    Docente do Curso Bacharelado em Psicologia da Faculdade Sant’Ana.

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

AS IMPLICAÇÕES DE HORMÔNIOS INJETÁVEIS DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA) FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2692