AS IMPLICAÇÕES DE HORMÔNIOS INJETÁVEIS DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA) FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
ESTUDO DE CASO
Resumo
O presente trabalho tem como intuito trazer um recorte de uma investigação que está em andamento, sendo que a mesma possui o objetivo de analisar a influência da administração de hormônios injetáveis em adolescentes com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto, a metodologia escolhida se faz em dois estudos de casos, dessa forma no sentido de preservar a identidade das participantes não serão divulgados nomes, apenas características: sendo assim, as participantes são duas adolescentes com idade de 13 anos ambas, diagnosticada com TDAH, de escolas particulares, e fazem uso de hormônios do crescimento somatotropina o qual tem por efeito estimular o crescimento e aumenta a velocidade da produção do hormônio (GH), endógeno o qual em alguns casos não é produzido pelo organismo, as participantes fizeram uso do mesmo pelo período de 5 anos. Assim, as indagações pelo tema se fazem por meio das vivências dos autores com as participantes. Sabemos que o TDAH, influência a vida do diagnosticado em várias áreas, porém na área escolar é possível pontuar com mais atento a impulsividade, a dificuldade de concentração, coordenação motora prejudicada entre outros. Nesse sentido, nos embasamos teoricamente os em APA/ DSM V (2014), o qual destaca que o TDAH se configura em um transtorno do neurodesenvolvimento por meio da seguinte tríade sintomatológica: desatenção, impulsividade e hiperatividade, colaborando Sampaio (2014), esclarece que o TDAH interfere diretamente no comportamento, principalmente por desequilibrar os mecanismos da memória e da atenção. Durante a observação e convivência com os sujeitos da pesquisa, seja em setting clínico ou na vida escolar, foi possível identificar que enquanto as participantes estavam sendo submetidas a aplicação do medicamento somatotropina o rendimento escolar de ambas estava sendo comprometido. Visto que as participantes apresentavam um cansaço, uma tristeza, bem como uma irritabilidade e um comprometimento acadêmico significativo nas áreas da linguagem e da matemática. Após a suspensão do tratamento foi possível observar que as adolescentes se “redescobriram” no espaço escolar, demonstrando-se mais ativas para o processo de aprendizado e também para a socialização com os colegas. Dessa forma, os resultados fazem parte de uma pesquisa que está em andamento, visto que os sujeitos da pesquisa estão em processo de observação e analise, tanto em setting clínico como no ambiente escolar.Downloads
Publicado
18-10-2024
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2024 Sônia Maria Mongruel, Josemary Scos, Leticia Mongruel Lassalvia De Araujo, Rogério Carvalho de Abreu Lima, Cleiber Marcio Flores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
AS IMPLICAÇÕES DE HORMÔNIOS INJETÁVEIS DO CRESCIMENTO (SOMATOTROPINA) FRENTE AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E SUAS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2692