CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES (AH) E VULNERABILIDADE EMOCIONAL
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explanar sobre crianças e adolescentes com altas habilidades (AH) e seus desafios emocionais. Para tanto, é necessário compreender o que é altas habilidades. Os referenciais teóricos se fazem em Sabatela (2008), as altas habilidades/super dotação, podem se caracterizar como crianças/adolescentes e adultos amistosos, extrovertidos, por outro viés alguns se apresentam tímidos e retraídos. Colaborando Virgolim (2021), pontua que Altas habilidades envolve um olhar complexo e sistêmico, visto que esse grupo de sujeitos pode apresentar necessidades afetivas diferentes. Para o APA/DSM V (2014) as altas habilidades (AH) se caracteriza como alto desempenho sendo em uma ou mais áreas que envolvem o conhecimento acadêmico ou afins. Neste sentido, a elaboração de um projeto em uma instituição particular de ensino, visa fomentar ações que auxiliem e desenvolvam as questões de vulnerabilidade emocional as quais são apresentadas pelos educandos com Altas Habilidades, diante disso, as práticas se fazem em elaborações de projetos na área da linguagem, da matemática, criatividade, movimento motor e intelectual, propiciando aos participantes um envolvimento e interação que acaba por vezes não ocorrendo em sala de aula. Metodologia relato de experiência de práticas de um projeto, o qual se configura em ações de uma vez por semana, com quatro participantes. Diante disso, os resultados apontam que os alunos AH/SD demonstram um interesse pelo projeto, pois as práticas realizadas em sala “diferenciada” promovem amplo desenvolvimento em cada participante, respeitando as suas singularidades e conhecimentos prévios conforme os seus pensamentos e sentimentos, já que sabemos que a vulnerabilidade emocional é uma complexidade para os educandos laudados com AH/SD. Conclusões esse resumo se apresenta como recorte de uma pesquisa que se encontra em andamento, dessa forma o caminhar das conclusões se farão ao decorrer da trajetória da sala de projetos de uma instituição privada. Porém, já é possível observar mudanças importantes no manejo das emoções e avanços no conhecimento de interesse de cada aluno.Downloads
Publicado
18-10-2024
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2024 Leticia Mongruel Lassalvia De Araujo, Sonia Maria Mongruel, Josemary Scos, Cleiber Marcio Flores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES (AH) E VULNERABILIDADE EMOCIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2699