A IMPORTÂNCIA DO BRAILLE E DO SOROBAN NA INCLUSÃO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O estudo analisa a importância do Braille e do Soroban na inclusão e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, destacando como essas ferramentas contribuem para a autonomia e o desenvolvimento acadêmico. A pesquisa tem como objetivo discutir a aplicabilidade desses recursos no ambiente escolar e os desafios enfrentados na sua implementação. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica, considerando a legislação vigente, as práticas pedagógicas inclusivas e os impactos da acessibilidade educacional. Os resultados evidenciam que a ausência de materiais adaptados e a falta de capacitação docente representam barreiras para a inclusão plena, limitando o aprendizado dos estudantes com deficiência visual. No entanto, verificou-se que o uso do Braille e do Soroban potencializam o ensino da leitura, da escrita e da matemática, proporcionando maior independência aos alunos. Conclui-se que a inclusão educacional de estudantes cegos exige investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia assistiva e formação docente, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas para a acessibilidade. O estudo contribui para o debate sobre a equidade no ensino e sugere novos caminhos para aprimorar a educação especial, tornando-a mais acessível e eficaz para estudantes com deficiência visual.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2025 Tamara El Akkari Bogado de Carvalho, Maria Elganei Maciel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
A IMPORTÂNCIA DO BRAILLE E DO SOROBAN NA INCLUSÃO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2871