A IMPORTÂNCIA DO BRAILLE E DO SOROBAN NA INCLUSÃO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Tamara El Akkari Bogado de Carvalho IESSA
  • Maria Elganei Maciel IESSA

Resumo

O estudo analisa a importância do Braille e do Soroban na inclusão e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, destacando como essas ferramentas contribuem para a autonomia e o desenvolvimento acadêmico. A pesquisa tem como objetivo discutir a aplicabilidade desses recursos no ambiente escolar e os desafios enfrentados na sua implementação. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica, considerando a legislação vigente, as práticas pedagógicas inclusivas e os impactos da acessibilidade educacional. Os resultados evidenciam que a ausência de materiais adaptados e a falta de capacitação docente representam barreiras para a inclusão plena, limitando o aprendizado dos estudantes com deficiência visual. No entanto, verificou-se que o uso do Braille e do Soroban potencializam o ensino da leitura, da escrita e da matemática, proporcionando maior independência aos alunos. Conclui-se que a inclusão educacional de estudantes cegos exige investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia assistiva e formação docente, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas para a acessibilidade. O estudo contribui para o debate sobre a equidade no ensino e sugere novos caminhos para aprimorar a educação especial, tornando-a mais acessível e eficaz para estudantes com deficiência visual.  

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Publicado

22-10-2025

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DO BRAILLE E DO SOROBAN NA INCLUSÃO DE APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2871