AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernanda Mendes Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Donizeti Pessi

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as percepções acerca da avaliação da aprendizagem de Biologia, dos alunos de ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Ponta Grossa-Pr. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo categorial de Bardin (2004). Percebe-se pela fala dos alunos que a avaliação de Biologia esta voltada para uma função classificatória. E que a verdadeira função da avaliação que é identificar as necessidades e melhorar as aprendizagens dos alunos.

Biografia do Autor

  • Fernanda Mendes Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduanda em Ciencias Biológicas Licenciatura-UEPG
  • Donizeti Pessi
    Departamento de Artes e Departamento de Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.Tradução de Augusto Pinheiro e Luís Antero Reto. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004. 229 p.

BATISTA, D. E. Análise da prática avaliativa de biologia frente aos instrumentos e limitações da avaliação da aprendizagem. 2017, 85 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) "“ Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009. 221 p.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 3.ed. São Paulo: Harper &Roll do Brasil, 1996. 267p.

_____________. Prática de ensino de biologia. 4.ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17.ed. São Paulo:Cortez, 2005. 180 p.

NUHS, A. C.;TOMIO D. A Prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.22, n.49, p.259-284, maio/ago. 2011. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1976/1952

PAIXÃO, M. V. S.; PAIXÃO, M. P. Importância da Orientação Escolar para a formação do hábito de estudo dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, E.S., Brasil. Revista Científica de Educación y Desarrollo Social, v.5, n.2, p.213-244, 2009. Disponível em: https://www.uaa.edu.py/investigacion/download/orientacao_escolar_formacao.pdf

PENNA FIRME, T. Avaliação docente e do ensino. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-10-2018

Edição

Seção

Resumo Expandido

Como Citar

AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. (2018). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/756