A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Eliane Terezinha Prado Instituição de Ensino Superior Sant'Ana (IESSA)
  • Ana Paula Wursba Instituição de Ensino Superior Sant'Ana
  • Elis Vieira Mendes Instituição de Ensino Superior Sant'Ana
  • Sara Scheidt Soriano

Resumo

Resumo: As tecnologias de Inteligência Artificial (IA), como assistentes virtuais, brinquedos inteligentes e plataformas digitais, impactam na construção da identidade, na expressão do desejo e no brincar na infância. A psicanálise oferece uma compreensão desse fenômeno, destacando a necessidade de uma mediação simbólica eficaz para que as crianças possam desenvolver uma relação saudável com o mundo e consigo mesmas. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os aspectos éticos e psicossociais envolvidos na interação das crianças com dispositivos de IA e como objetivos específicos analisar o impacto das tecnologias de IA no desenvolvimento infantil; relacionar o uso de tecnologias de IA com o brincar simbólico; destacar a importância de uma mediação adequada na interação das crianças com tecnologias de IA. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter bibliográfico, baseada em revisão de literatura. Verificou-se que desde Freud, o brincar é essencial para as crianças, sendo uma forma delas se apropriarem do mundo e desenvolverem suas habilidades. No entanto, a predominância de brinquedos prontos e objetos que pré-determinam as atividades, limita a criatividade e a capacidade de simbolização das crianças, levando ao tédio, à frustração rápida e a situações problemáticas.  Essas manifestações são sinais de uma dificuldade crescente em lidar com a realidade de maneira simbólica, preferindo a satisfação imediata e resistindo às restrições indicadas pelas normas sociais. O resgate da função simbólica, especialmente através da educação e da parentalidade, é crucial para evitar a alienação e favorecer a saúde mental das crianças.  

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2620