A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Resumo
Resumo: As tecnologias de Inteligência Artificial (IA), como assistentes virtuais, brinquedos inteligentes e plataformas digitais, impactam na construção da identidade, na expressão do desejo e no brincar na infância. A psicanálise oferece uma compreensão desse fenômeno, destacando a necessidade de uma mediação simbólica eficaz para que as crianças possam desenvolver uma relação saudável com o mundo e consigo mesmas. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os aspectos éticos e psicossociais envolvidos na interação das crianças com dispositivos de IA e como objetivos específicos analisar o impacto das tecnologias de IA no desenvolvimento infantil; relacionar o uso de tecnologias de IA com o brincar simbólico; destacar a importância de uma mediação adequada na interação das crianças com tecnologias de IA. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter bibliográfico, baseada em revisão de literatura. Verificou-se que desde Freud, o brincar é essencial para as crianças, sendo uma forma delas se apropriarem do mundo e desenvolverem suas habilidades. No entanto, a predominância de brinquedos prontos e objetos que pré-determinam as atividades, limita a criatividade e a capacidade de simbolização das crianças, levando ao tédio, à frustração rápida e a situações problemáticas. Essas manifestações são sinais de uma dificuldade crescente em lidar com a realidade de maneira simbólica, preferindo a satisfação imediata e resistindo às restrições indicadas pelas normas sociais. O resgate da função simbólica, especialmente através da educação e da parentalidade, é crucial para evitar a alienação e favorecer a saúde mental das crianças.Downloads
Publicado
18-10-2024
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Copyright (c) 2024 Eliane Terezinha Prado, Ana Paula Wursba, Elis Vieira Mendes, Sara Scheidt Soriano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.
Como Citar
A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE E NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2620