RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, UMA BREVE VIVÊNCIA DOCENTE NO ÂMBITO ESCOLAR DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jhonatan Da Silva Ribeiro dos Santos Faculdade santana
  • Matheus Juan Krepel de Moura Faculdade Santana
  • Allan Victor Miguel de Andrade Faculdade Sant'Ana
  • Aurélio Luiz de Oliveira Faculdade Sant'Ana

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade proporcionar a inserção dos acadêmicos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas, contribuindo para a formação inicial e o aperfeiçoamento da prática docente. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos de Educação Física durante sua participação no PIBID, desenvolvida no Colégio Estadual Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez, localizado em Ponta Grossa-PR. A metodologia adotada consistiu em observações sistemáticas e registros reflexivos realizados durante as aulas, bem como no auxílio às práticas conduzidas pela professora supervisora. A equipe foi composta por sete acadêmicos e pela docente responsável da instituição escolar, em um processo de caráter pedagógico que envolveu desde a organização de horários e estratégias metodológicas até a adaptação da prática às condições estruturais e materiais disponíveis. Os resultados indicam que a participação no PIBID possibilitou aos acadêmicos compreender a dinâmica escolar em sua complexidade, enfrentando desafios como limitações de recursos, reformas estruturais e diversidade de perfis entre os alunos, incluindo estudantes com necessidades específicas. Em contrapartida, a experiência promoveu avanços significativos na formação docente, permitindo vivências práticas de ensino, desenvolvimento de estratégias criativas diante das dificuldades e maior compreensão sobre a realidade da escola pública. Finalizando, percebe-se que o PIBID representa uma oportunidade formativa essencial para os acadêmicos de Educação Física, ao integrar teoria e prática e fortalecer o compromisso com a profissão docente. A vivência no ambiente escolar vem contribuindo para o amadurecimento profissional, para a construção da identidade docente e para a consolidação da escolha pela carreira no ensino.

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Publicado

22-10-2025

Como Citar

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, UMA BREVE VIVÊNCIA DOCENTE NO ÂMBITO ESCOLAR DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2887