SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2010-2023)
Resumo
Segundo o Ministério da Saúde a Síndrome de Burnout ou Síndrome do esgotamento profissional é caracterizada como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Os Profissionais mais acometidos pela Síndrome de Burnout são profissões que trabalham em contato direto com outras pessoas, entre essas profissões podemos incluir os professores de Educação Física. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi analisar a ocorrência da Síndrome de Burnout em professores de Educação Física. Trata-se de uma revisão bibliográfica, para a qual foi realizado um levantamento dos anos 2010-2023 sobre a Síndrome de Burnout em Professores de Educação Física. Foi realizada a busca nas bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Periódicos Capes. Após a aplicação dos critérios de exclusão foram selecionados 6 artigos para serem analisados e discutidos. Com relação às dimensões da Síndrome de Burnout, a maior parte dos estudos investigados revelaram a exaustão emocional com maiores níveis. As pesquisas também mostraram níveis altos de desumanização e de baixa realização profissional nos estudos investigados. Pode-se concluir que os professores de Educação física têm uma predominância maior a desenvolver a Síndrome de Burnout, principalmente os docentes mais novos, pela quebra de expectativa ao enfrentar as realidades da profissão.Downloads
Publicado
22-10-2025
Edição
Seção
Resumo Expandido
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Copyright (c) 2025 Kauan dos Santos Ripka, Atlântico Souza Ribeiro

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Como Citar
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (2010-2023). (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2942