O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

A CONTRIBUIÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIDADÃ

Autores

  • David Marins Santana
  • Atlântico Souza Ribeiro
  • Luiz Marcelo Lara
  • Walderson Nunes Freitas

Resumo

Resumo: O futebol, considerado uma das manifestações culturais mais significativas no Brasil, vai além do aspecto esportivo, assumindo papel central em processos educativos e de inclusão social. Nesse contexto, os projetos sociais esportivos têm se consolidado como espaços de aprendizagem que articulam cultura, cidadania e prática pedagógica (Daolio, 2005; Franco Júnior, 2007). A finalidade deste trabalho foi analisar o futebol enquanto ferramenta de transformação social, com ênfase na contribuição de projetos sociais para a formação acadêmica e cidadã de estudantes de Educação Física. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e bibliográfico. Foram analisados textos e estudos sobre projetos sociais de futebol desenvolvidos em comunidades em situação de vulnerabilidade, permitindo compreender como tais iniciativas contribuem para a formação integral do futuro profissional. Os resultados apontaram que a vivência prática nesses espaços promovem não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas e pedagógicas, mas também a consolidação de valores como cooperação, disciplina, empatia e responsabilidade social (Mello et al., 2018; Flach et al., 2023). Estudos sobre dupla jornada e formação acadêmica indicam que o envolvimento em projetos contribui para a construção de trajetórias educativas mais complexas e para a conciliação entre estudos e prática esportiva (Souza et al., 2023; Costa et al., 2022). Além disso, pesquisas que analisam o futebol enquanto manifestação cultural destacam seu potencial de inclusão e de redução de desigualdades quando articulado a políticas e ações sociais (Daolio, 2005; Miranda et al., 2018). Conclui-se que os projetos sociais de futebol representam um campo fértil de aprendizagem, em que acadêmicos de Educação Física se desenvolvem como profissionais críticos, criativos e comprometidos com a transformação social. A experiência nesses ambientes vai além da transmissão de fundamentos esportivos, configurando-se como prática formativa integral que articula dimensões culturais, pedagógicas e cidadãs. Assim, reafirma-se o potencial do futebol como linguagem cultural e como instrumento de inclusão e formação, fortalecendo a ideia de que o esporte pode ser um elo entre educação, cidadania e transformação social.

Downloads

Publicado

22-10-2025

Como Citar

O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIDADÃ. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2946