Sobre a Revista
Histórico
A Faculdade Sant'Ana em Revista foi criada em 2006 com a primeira edição impressa, com número anuais. A partir de 2017 passou a utilizar o sistema OJS e passou a contar com publicações semestrais. Essa ampliação na divulgação dos textos científicos foi resultado dos esforços da instituição em acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação, socializando e divulgando o conhecimento científico produzido.
Em 2021 lançou uma edição especial com resultados de pesquisas com foco na área da saúde e os desafios para seus profissionais, em um período marcado pelo isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19. Em 2020, o periódico recebeu classificação no Qualis-Capes como B1.
A medida que a revista ampliou sua publicação, passou a adotar uma série de práticas, como a política de acesso aberto, política de plágio e auto-plágio e garantia da ética nas pesquisas para divulgação de trabalhos publicados.
Recentemente, discute-se a incorporação de diretrizes para transparência do uso da inteligência artificial generativa no manuscrito, incluindo textos e imagens gerados pela IA.
Com essas práticas, a Faculdade Sant'Ana em Revista ampliou as plataformas de indexação e repositórios de dados, passando a integrar: Miguilim, Diadorim, Sumários, Livre, Latindex e Ibict.
Foco e Escopo
A Faculdade Sant'Ana em Revista é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisas, Extensão e Pós-Graduação da Faculdade Sant'Ana que tem como objetivo estabelecer um espaço de debate, discussões e socialização das produções acadêmicas e científicas das Áreas de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas, prezando pela excelência e o respeito aos princípios éticos.
A Faculdade Sant'Ana em Revista, de caráter interdisciplinar, aceita artigos inéditos resultantes de pesquisa teórico ou empírico, bem como revisões da literatura, resenhas e entrevistas sobre temas relevantes para as diversas Áreas do conhecimento.
Os artigos são publicados na língua original dos seus respectivos autores, de preferência em português, inglês e espanhol. É uma publicação de acesso aberto e gratuito, sem cobranças de qualquer tipo de taxa e sua periodicidade é semestral.
Destina-se especialmente ao público universitário, professores e estudantes da pós-graduação, das Áreas de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas que tenham interesse em socializar o conhecimento e seus saberes específicos.
Além de artigos acadêmicos, publica também resenhas e documentos, quando isso for interessante à área de atuação. Os artigos são submetidos a pareceres de membros da Comissão Editorial ou de pareceristas ad hoc.
A partir de 2017 passou a ser uma publicação on-line e semestral.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos textos submetidos no sistema passam pelas seguintes fases:
1. verificação da adequação às normas de publicação e ao escopo da Faculdade Sant'Ana em Revista, bem como a existência de similaridade com artigos publicados em outros periódicos. A partir do parecer do Comitê Editorial o artigo pode ser rejeitado ou prosseguir para a etapa seguinte do processo de avaliação.
2. encaminhamento para avaliação dos pareceristas adotando o sistema double-blind peer review, para preservar o anonimato de avaliadores e autores. Os artigos são encaminhados a dois (2) avaliadores que analisarão o conteúdo tanto do aspecto teórico quanto o metodológico. O parecer dos avaliadores será encaminhado aos autores e a decisão do avaliador, que pode ser categorizada nos seguintes tipos: aceitação sem modificações; recusa, pedido de correções ou recomendação para submeter novamente para avaliação, após reformulações. Caso haja discrepância nas decisões dos avaliadores, o artigo será encaminhado a um terceiro parecerista. O editor responsável pela submissão avaliará os pareceres e indicará as modificações a serem realizadas pelos autores, bem como o prazo para devolução com as alterações. O editor também pode decidir, dependendo das revisões recebidas, rejeitar imediatamente o artigo. Os avaliadores possuem conhecimento na área de atuação, com titutação, mínima, de doutor. Também nesta etapa é solicitado ao autor que providencie a revisão ortográfica e gramaticalmente por revisor especializado.
3. encaminhamento do parecer com as indicações de correção sugeridas pelos pareceristas aos autores para que possam modifica o texto original. Em caso de discordância, os autores devem redigir sua justificativa em uma carta ao editor. O editor avaliará as modificações realizadas pelos autores e as justificativas.
4. decisão final após finalizadas as rodadas de avaliação e realizadas as modificações por parte dos autores, decidindo sobre a aprovação ou rejeição do artigo.
5. publicação do texto.
Periodicidade
A Faculdade Sant'Ana em Revista é um periódico de publicação semestral, indexada em bases nacionais.
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License e que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público à todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.
Código de Ética
Quando a pesquisa envolver seres humanos, os autores deverão mencionar o número do protocolo de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, conforme as resoluções vigentes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) (Resolução n.º 466 de 12 de dezembro de 2012: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.
A autoria da publicação deve conter apenas os autores que contribuíram significativamente para a elaboração do texto apresentado. O autor que submeter o artigo deve certificar-se de que todos os coautores aprovaram a versão final do trabalho e concordaram com sua submissão para publicação.
Plágio e Auto-plágio
A Faculdade Sant'Ana em Revista busca cumprir com os critérios de originalidade dos trabalhos publicados e de informação das fontes das ideias apresentadas. Para tal, utiliza os seguintes procedimentos:
-análise preliminar do material submetido por meio de programa antiplágio;
-no caso de haver irregularidades (plágio e autoplágio) o autor é contatado para que faça as mudanças necessárias e o reenvio do manuscrito;
-persistindo o problema os editores reservam-se no direito de recusar o trabalho para possível publicação;
-se for constatado algum tipo de plágio de texto já publicado, este periódico se reserva no direito de retirar o texto do sistema.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.