OS DESAFIOS DO PROFESSOR NOPROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Formar um bom leitor é uma das tarefas da escola. Esta pesquisa objetivou: Compreender como acontece a prática do professor no processo de alfabetização e letramento no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para responder à problemática: Quais os desafios enfrentados pelo professor no processo de alfabetização e letramento no 1º ano? Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa eexploratória, por proporcionar maior familiaridade com o problema. Foi realizada em três salas de aula de um colégio particular da cidade de Ponta Grossa "“ PR. Para de coleta de dados, foi utilizado um questionário contendo 04 questões abertas.Referências
ANDRADE, M. E. B. de Alfabetização e letramento. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 2011. FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizador letrando: da oralidade á escrita9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
RANGEL, AnnamariaPíffero; Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre:Mediação, 2009.
SOARES,Magda.Letramento:umtemaemtrêsgêneros.BeloHorizonte:Autêntica,2010.
_____________Alfabetização:aquestãodosmétodos.SãoPaulo:Contexto,2018.
_____________Alfabetização e letramento.6.ed-São Paulo 2017.
TEBEROSKY,Ana,COLOMER,Teresa. Aprender a ler e a escrever "“ uma proposta construtivista. Porto Alegre:Artmed, 2003.
VYGOTSKI,Lev.S.,Luria, A.R., Leontiev, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 9 ed. São Paulo: Editora Ícone, 2001.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O conteúdo dos resumos e pôsteres é de suma responsabilidade de seu (s) autor(es), que reponde(m) pela veracidade dos dados e informações relatadas.