A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE GESTORA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
A presente pesquisa discute sobre a equipe gestora versus relações interpessoais no ambiente escolar. Partindo da problemática: como o relacionamento interpessoal pode influenciar no ambiente escolar? A pesquisa objetiva analisar como as relações interpessoais influenciam o ambiente escolar e descrever os fatores que facilitam o relacionamento interpessoal no ambiente e além de refletir sobre a importância da equipe gestora no relacionamento interpessoal nas escolas. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica com estudiosos da área, assim, foi possível identificar, que o sucesso escolar está diretamente relacionado ao clima existente no ambiente escolar, mostrando que depende muito das relações interpessoais de todos os envolvidos com a prática educativa.Referências
BERG, E. A. Administração de conflitos: abordagens práticas para o dia a dia. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012.
CERVO, M. L; BERVIAN, P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
DAFT, Richard L. Administração. 4ª Ed. Rio de Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999.
DAVIS, K.; NEWSTROM, J. W. Comportamento humano no trabalho: Uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992.
DAVIS, K.; NEWSTROM, J.W. Comportamento humano no trabalho. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
FREIRE, P. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D"™Água, 1997.
FRITZEN, S. J. Relações Humanas Interpessoais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING "“ IBC. O que é relacionamento interpessoal. https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Psicologia,dentro%20de%20um%20determinado%20contexto. Acesso em: 31 mar 2021.
LEME, M.I.S. A gestão do convívio escolar. In: GARCIA, A. Relacionamento interpessoal "“ uma perspectiva interdisciplinar. Vitória: ABPRI, 2010.
LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2005.
LUCK, H. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes Editora, 2008.
MINUCUCCI, A. Relações Humanas: psicologia das relações interpessoais. São Paulo, Atlas, 1978.
PATTO, M. H.S. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C.; Metodologia do trabalho científico: método e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, M. Os desafios do trabalho em equipe. In Revista Você S/A, jun 2003, p. 54 a 63. Disponível em: http://progeal10.blogspot.com/2009/03/os-desafios-do-trabalho-em-equipe.html. Acesso em 31 mar. 2021.
ROCHA, E. B. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/relacoes-interpessoais/26749/. Acesso em 31mar. 2021
SILVA, J. C. Gestão escolar participativa e clima organizacional. Gestão em Ação. Salvador, v.4, n.2. 2001.
VIEIRA, M. M. F.; ZOUAIN, D. M. Pesquisa qualitativa em administração: teoria e prática. Rio de Janeiro; Ed. FGV, 2005.
WEISS, D. Convivendo com gente difícil. 4ª edição. São Paulo: Nobel, 1992.
WEISS, D. Como resolver (ou evitar) conflitos no trabalho. São Paulo: Nobel, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â