BASES EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA FUNDAMENTADAS EM COMÊNIO, ROUSSEAU E HERBART

Autores

  • Viviane Aparecida Bagio Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maiza Taques Margraf Althaus Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ana Lucia Pereira UEPG
  • Maria das Graças do Espírito Santo Tigre Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O presente artigo, de natureza teórica e reflexiva, percorre os principais fundamentos teóricos expressos nas obras de Comênio, Rousseau e Herbart, pensadores clássicos que compõem a base epistemológica da Didática. A partir de Comênio, discute-se o seu posicionamento sobre a compreensão da “arte de ensinar”, priorizada pelo ensino simultâneo, adotado até os tempos hodiernos. Rousseau idealizava o ensino individual, ao passo que Herbart preconizava um método educacional sistematizado em passos e etapas centradas no professor. Além disso, buscar-se-á também destacar algumas influências destes teóricos na formação de professores, pois com as devidas transposições temporais, aproximamos suas teorizações às pedagogias progressistas, nova e tradicional, as quais influenciam a educação atual.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maiza Taques Margraf Althaus, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Ana Lucia Pereira, UEPG

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria das Graças do Espírito Santo Tigre, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

15-08-2022

Como Citar

Bagio, V. A., Althaus, M. T. M., Pereira, A. L., & Tigre, M. das G. do E. S. (2022). BASES EPISTEMOLÓGICAS DA DIDÁTICA FUNDAMENTADAS EM COMÊNIO, ROUSSEAU E HERBART. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(1), p. 126 - 148. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2143