ESTUDOS EM COMUNIDADES DE PRÁTICAS: UMA ABORDAGEM SOB A ÓTICA DA HERMENÊUTICA
Resumo
A aprendizagem colaborativa é um conceito que vem se difundido no meio social, a partir da velocidade da criação e disseminação de informações, também pelo fato de que o tempo e o espaço não podem ser barreiras para que criem comunidades de prática, em que a aprendizagem seja construída de maneira democrática. Nesse sentido, o presente estudo justifica-se teórico-empiricamente por retratar as formas de construção de conhecimento em uma comunidade de prática em um ambiente de grupo de estudos, pois através da análise do objeto de estudo, abre-se margem para a compreensão e a ressignificação da aprendizagem em outros tipos de grupos. O objetivo geral deste estudo foi analisar como se dá a construção do conhecimento em uma comunidade de prática organizada a partir de grupo de estudos. Avaliar objetos a partir do posicionamento positivista, apesar de este representar o mainstream no meio acadêmico, pode deixar margens à serem aparadas e lacunas, as quais podem representar relevantes resultados, por isso a utilização da pesquisa qualitativa, pertencente a um paradigma subjetivista traz novos olhares a objetos já conhecidos. O presente estudo utiliza do método da observação participante, triangulado com outras estratégias, como a utilização de mídias de áudio e vídeo, mídias sociais, gravações e depoimentos dos participantes do grupo de estudos analisado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â