OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ
Resumo
Este trabalho refere-se aos desafios da prática docente e da formação de professores da educação de jovens e adultos no município de Paranaguá, nosso objetivo é analisar possíveis caminhos para que o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente da EJA seja realizada, bem como compreender seu percurso histórico no Brasil, refletir as propostas desenvolvidas por Paulo Freire para esta modalidade de ensino e compreender os desafios da prática docente e da formação de professores da EJA. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo aplicadas com uma abordagem quali-quantitativa. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um questionário online com 12 professores que atuam, ou já atuaram, na modalidade de ensino da EJA, no município de Paranaguá. Os dados desta pesquisa evidenciam que, os caminhos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente para esta modalidade de ensino está na falta de qualificação profissional e formação inicial e continuada dos professores.Referências
ALVES, C.D.N. Da formação inicial a continuada para a EJA: Desafios e implicações para a prática docente. Dissertação de Mestrado. Campina Grande. UEPB "“ Universidade Estadual da Paraíba. 2018.
CUNHA, N.B.; FERREIRA, F.F. Desafios e evolução da EJA no Brasil. Maringá. Revista UNINGÁ. 2014.
FERNANDES, G.P. O desafio de (re)significar a prática docente na EJA. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21510>. Acesso em: 12/06/2021.
MACIEL, V.A. et al. Educação de Jovens e Adultos: caderno pedagógico. Florianópolis. UDESC/CEAD/UAB. 2014.
MORAES, M.C.S. de; VIEGAS, A. C. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. Rio de Janeiro. RIAEE "“ Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2017.
MOURA, T.M. de M. A Prática Pedagógica dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos: Contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceió. EDUFAL "“ Universidade Federal de Alagoas. 2006.
PORCARO, R. C. Trinta e dois anos de História da Educação de jovens e adultos na Universidade Federal de Viçosa: o NEAD como espaço de formação docente. Cadernos De História Da Educação, 19(1). https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020.
RIBAS, M.S.; SOARES, S.T. Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. Curitiba. IX ANPED SUL "“ Seminário de Pesquisa em Educação da região sul. 2012.
SALES, S.R. et. al. Educação de Jovens e Adultos: Políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro. NAU Editora. 2011
STRELHOW, T.B. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos. Campinas. Revista HISTEDBR On-line. 2010.
VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Salvador. Revista da FAEEBA "“ Educação e Contemporaneidade. 2012
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â