O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA

Autores

  • Elenice Parise Foltran Universidade Estadual de Ponta Gross
  • Karyn Cristina Alves do Cremo UEPG

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) oferecido às pessoas com deficiência no município de Ponta Grossa, Paraná, no contexto da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, que utiliza uma abordagem qualitativa para investigar como as políticas educacionais e os programas de inclusão estão sendo implementados nas redes municipal e estadual de ensino. A análise abrange o histórico da educação especial no Brasil, o papel das legislações vigentes e as ações e programas desenvolvidos no Município de Ponta Grossa como a atuação das Salas de Recursos Multifuncionais e do Centro Integrado de Atendimento à Criança da Educação Especial Inclusiva (CIAC Superação). Os resultados mostram um aumento significativo na demanda pelo AEE e avanços nas políticas públicas locais. No entanto, desafios como a necessidade de formação continuada de professores e adaptação das práticas pedagógicas para incluir alunos com diferentes tipos de deficiência ainda persistem

Biografia do Autor

  • Elenice Parise Foltran, Universidade Estadual de Ponta Gross
    Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grosse e professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI.
  • Karyn Cristina Alves do Cremo, UEPG
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 251 - 276. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2742

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