A PONTUAÇÃO NA BNCC
REPRESENTAÇÃO PARA O RITMO DE FALA?
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular, BNCC, é um documento normativo que estabelece as competências a serem desenvolvidas no ensino básico brasileiro. No que concerne ao ensino de Língua Portuguesa, que compõe a área de Linguagens, propõe-se, a capacitar o aluno para o uso linguístico em diferentes contextos, textuais ou não. A partir disso, a gramática é relegada a um papel de habilidade a ser desenvolvida de modo adequado, embora o documento não aprofunde a compreensão a seu respeito. Este estudo visa demonstrar a pontuação enquanto habilidade a ser apreendida pelo aluno da educação básica, de acordo com o que a BNCC propõe. Assim, fez-se uma seleção das competências em que a pontuação é mencionada, a partir das quais foi feita uma análise de cada uma, considerando a forma como a pontuação é considerada, isto é, em relação a quais conteúdos e o que é possível inferir a partir desse local que ela ocupa, por vezes como conteúdo aliado à ortografia. Considerando que em gramáticas normativas canônicas a pontuação é apontada como marcador para o ritmo de fala, a despeito das diferenças inerentes à escrita em relação a língua falada, a análise da BNCC permitiu averiguar até que ponto ela se aproxima desta perspectiva. Concluiu-se que no documento não há uma abordagem reflexiva do uso da pontuação como recurso linguístico, tampouco sua aproximação com o corrente entre gramáticos.Downloads
Referências
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