ESPORTE-EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ELEVAR AS PERCEPÇÕES DE COMPETÊNCIA, INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS NOS DIFERENTES AMBIENTES ESPORTIVOS ESCOLARES

Autores

  • Daniel Andrade Geraldi Centro Universitário Metodista - IPA
  • Edgar Zanini Timm Centro Universitário Metodista - IPA
  • Norberto Da Cunha Garin Centro Universitário Metodista - IPA

Resumo

O presente artigo é proveniente das inquietações do autor, em relação às práticas cotidianas observadas nos diferentes espaços esportivos escolares. O autor estrutura e propõe um modelo de Esporte-Educação constituído de referenciais humanizantes e de sua experiência profissional de vinte cinco anos com iniciação esportiva. Este modelo de Esporte-Educação foi aplicado em uma turma do quarto ano de um colégio particular, na cidade de Porto Alegre, RS, objetivando verificar se ele seria capaz de qualificar as percepções de inclusão, integração e competência dos alunos. Foi realizada uma pesquisa com dados quantitativos e qualitativos. As análises dos instrumentos investigativos evidenciaram uma elevação positiva nas percepções de integração e competência dos alunos, entretanto, em relação à dimensão inclusão, evidenciou-se uma variabilidade na eficácia do modelo. A conclusão da pesquisa reconheceu que o modelo apresentou-se como uma possível estratégia pedagógica eficiente para qualificar diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, nos diferentes espaços esportivos escolares.

Biografia do Autor

  • Daniel Andrade Geraldi, Centro Universitário Metodista - IPA
    Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista (1996). Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Universitário Metodista (2016). Cursando Especialização em Psicologia do Esporte na PUCRS (Início Abril - 2016). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Iniciação esportiva de Futsal, Esporte-Educação e Jogos Cooperativos.
  • Edgar Zanini Timm, Centro Universitário Metodista - IPA
    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1983), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Metodista, do IPA, na Rede Metodista de Educação do Sul. É integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/IPA Educação e Inclusão e do Grupo de Pesquisa CNPq/PUCRS Profissionalização Docente e Identidade, narrativas na primeira pessoa (GRUPRODOCI). Coordena o Núcleo de Estudos em Educação, Espiritualidade e Histórias de Vida (NEEHV/IPA). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia, filosofia, espiritualidade, histórias de vida, subjetividade, formação de professores, reabilitação e inclusão.
  • Norberto Da Cunha Garin, Centro Universitário Metodista - IPA
    Possui graduação em Teológico pelo Instituto João Wesley (1972), Bacharel Em Teologia Complementação pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1975), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1974), mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1993) e doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007). Atualmente é professor do Centro Universitário Metodista IPA. É integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/IPA Educação e Inclusão e coordena o Núcleo de Estudos em Educação, Espiritualidade e Histórias de Vida (NEEHV/IPA). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia, bíblia, filosofia, ética, educação e pastoral

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Publicado

14-09-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESPORTE-EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ELEVAR AS PERCEPÇÕES DE COMPETÊNCIA, INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS NOS DIFERENTES AMBIENTES ESPORTIVOS ESCOLARES. (2017). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(2), 178-194. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/36