A ATUAÇÃO DO OPERADOR LOGÍSTICO NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS
Resumo
O objetivo do presente artigo que tem como tema principal os operadores logísticos, é analisar a atuação de uma empresa localizada na região dos Campos Gerais qualificada para atuar nesse segmento. Quanto a metodologia, a pesquisa possui um método dedutivo e sua classificação é aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário constituído por 20 questões, respondido pelo gestor da área de logística do operador identificado. Desta forma, o estudo possibilita verificar a atuação de um operador logístico de pequeno porte na região dos Campos Gerais, abordando além das dificuldades individuais, o momento preocupante que o país atravessa e como isso impacta na prestação de seus serviços. A empresa possui ativos próprios, incluindo caminhões, carros e empilhadeiras que dão suporte à prestação dos serviços de transporte, armazenagem, controle de estoque, abastecimento de linha de produção, milkrun, repacking, cross-docking, descarga e conferência de material, desova e estufagem de containers para cabotagem e montagem de kits. Assim, a empresa pesquisada obtém vantagens competitivas por oferecer diversos serviços, que possibilitam parcerias e contratos mais rentáveis. Além disso, sua localização permite uma maior proximidade com os principais clientes e colabora com a região disponibilizando oportunidades de emprego e um maior giro de capital.ÂReferências
BERTAGLIA, P. R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. 2 Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 546p.
BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J; COOPER M.B; BOWERSOX, J. C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4 Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 455p.
FIGUEIREDO, K. F; FLEURY, P. F; WANKE, P. F. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2012. 483p.
FILHO, C. C. M. V. Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL). Disponível em: <http://abolbrasil.org.br/abol/>. Acesso em: 11 out 2015.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175p.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.
KAUARK, F.S; MANHÃES, F. C; MEDEIROS, C.H. Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Bahia: Via Litterarum, 2010. 88p.
NETO, V. C. O. Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL). Disponível em: <http://abolbrasil.org.br/abol/>. Acesso em: 11 out 2015.
NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 3 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 400p.
RUIZ, J. A. Metodologia Científica: Guia para Eficiência nos Estudos. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. 181p.
VIVALDI, M; PIRES, S. R. I. Operadores Logísticos: Integrando Operações em Cadeias de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2010. 215p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â