TRADUÇÕES DE UM CÓDIGO EM UM TERRITÓRIO DE DIFERENÇAS: DIÁLOGOS DO FILME CÓDIGOS DE GUERRA

Autores

  • Carmem Eliandra Nazareth Colégio Sepam

Resumo

As pesquisas sobre língua e sociedade proporcionam uma leitura diferenciada no que diz respeito ao uso da língua de um povo, principalmente se este uso modifica os hábitos e os costumes de grande parte de uma população. Refletir sobre a voz das minorias e sobre o que esta voz é capaz de trazer à tona, em um mundo que insiste em tornar herméticas as noções de identidade serão parte dos seguintes questionamentos: até que ponto a língua de um povo pode ser mais importante que o próprio povo? É possível que o uso de uma língua possa vir a ser uma ferramenta de busca de uma alteridade que só aconteceria de forma tardia? Este artigo busca a reflexão sobre o uso político da língua navajo como código linguístico, a subalternidade e a noção de pertencimento do elemento indígena em sua busca pela alteridade como mediadores fundamentais - em uma guerra que também era deles enquanto povo americano.

Biografia do Autor

  • Carmem Eliandra Nazareth, Colégio Sepam
    Coordenadora Pedagógica na rede particular de ensino, atualmente coordenando o Programa de Ensino Bilíngue junto às Metodologias do Ensino de Línguas Estrangeiras Moderna do Colégio Sepam, nos segmentos do Ensino Fundamental. Pesquisadora da formação de professores e do ensino de língua estrangeira e portuguesa, Especialista em Língua Estrangeira/ Língua Portuguesa, coordenou a área de Literatura do Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil, na rede privada da cidade de Ponta Grossa. Professora da rede pública municipal entre 1999 e 2014, atuando na rede particular de ensino desde 2013. Realiza formação docente, com oficinas e projetos em semanas pedagógicas, em instituições educacionais públicas e privadas Vasta experiência com Ensino Fundamental 1 e 2, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Formação de docentes e Atendimento Educacional Especializado (Deficiência Mental, Visual e Auditiva). Membro do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) nas Faculdades Ponta Grossa até maio de 2017, onde realizou a formação dos professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Atualmente é docente na SECAL no curso de Letras - disciplina de Linguística,  participa em caráter voluntário da equipe de trabalho do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG, na formação de grupos de trabalho em uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná e com o Juizado de Violência contra a Mulher e anexos de Ponta Grossa/PR.  

Referências

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Publicado

13-08-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRADUÇÕES DE UM CÓDIGO EM UM TERRITÓRIO DE DIFERENÇAS: DIÁLOGOS DO FILME CÓDIGOS DE GUERRA. (2018). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(1). https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/572