EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Karina Martins Barbosa

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever diferenças e semelhanças entre a educação integral e de tempo integral, as primeiras iniciativas da implantação do tempo integral nas escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental aqui no Brasil, identificando os desafios para a sua implantação. Para tanto, foi utilizado como procedimento metodológico um estudo de caráter teórico de análise de algumas experiências de busca de concretização da escola de tempo integral realizadas no país. Esse estudo permitiu compreender quais são os desafios para a efetivação desta política educacional, que não é algo novo na realidade brasileira, que, porém, não conseguiu se efetivar por completo. Como resultado da presente pesquisa percebeu-se que a escola de tempo integral surge e ressurge em alguns programas de governo, mas que nunca conseguiu criar raízes no território brasileiro, algumas experiências iniciaram com muita boa vontade, mas caiu no descaso na alternância de governos, precisando superar desafios como o grande investimento financeiro e humano, e essa proposta ser assumida pelo Estado.

Biografia do Autor

Karina Martins Barbosa

Professora do Ensino fundamental anos iniciais do município de Ponta Grossa- PR, rede pública e privada, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Educação Infantil das séries iniciais do ensino fundamental, Neuropedagogia em Educação e Neuropsicopedagogia clínica.

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Publicado

23-09-2018

Como Citar

Barbosa, K. M. (2018). EDUCAÇÃO INTEGRAL E EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(2). Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/578

Edição

Seção

Artigos