CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA LEITEIRA DA REGIÃO DE CASTRO – PR

Autores

  • Fabiula Prestes Teixeira FACULDADE SANT'ANA
  • Marta Cristina Wachowicz

Resumo

O presente estudo tem por objetivo principal estudar a influência do clima organizacional em uma determinada empresa na região de Castro – PR. O clima organizacional. O CO é a percepção que os colaboradores têm no seu ambiente de trabalho, podendo ser visto de diversas formas, pois as pessoas têm percepções diferentes. O clima organizacional influencia na motivação, no desempenho e na satisfação dos colaboradores, dependendo desses aspectos pode-se analisar a satisfação ou frustração dos mesmos. A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado em uma empresa da cidade de Castro – PR, abrangendo variáveis que identificam os fatores que influenciam o clima organizacional da empresa. Foi realizada também, uma pesquisa bibliográfica com a intenção de encontrar considerações de importantes autores a respeito do tema escolhido, através de materiais já publicados. Nas considerações, nota-se que o reconhecimento e a identificação com a empresa em estudo influenciam diretamente no clima da mesma de forma parcialmente positiva, podendo ser trabalhado para elevar a motivação dos funcionários, sendo que esta faz com que as atividades sejam realizadas com maior precisão, e a comunicação entre os envolvidos seja mais eficaz no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Fabiula Prestes Teixeira, FACULDADE SANT'ANA

Especialista em Gestão de pessoas com Coaching.

Marta Cristina Wachowicz

Bacharel em Psicologia pela UTP. Mestre em Engenharia de Produção e Ergonomia pela UFRGS. Docente de cursos nas modalidades presencial e no EaD: Administração, Marketing, Pedagogia, Turismo, Secretariado Executivo, Segurança do Trabalho e Gestão Pública da FATEC, Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing(ESIC) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Referências

BASTOS, B.; GIACOMINI, B. A. Gestão de qualidade. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013.

Bareau Veritas Brasil. Certificação ISO 9001:2015 para sistemas de gestão da qualidade. Disponível em: <http://www.bureauveritascertification.com.br/solucoes/sistema-de-gestao/certificacao-iso-9001-2015-para-sistemas-de-gestao-da-qualidade/> Acesso em 28 de ago. 2018.

CARPINETTI, L.C.R. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. Editora Atlas: São Paulo, 2012.

GONÇALVES, T. Atualização ISO 9001:2015: qual é o prazo para se adequar? Disponível em:<https://www.voitto.com.br/blog/artigo/atualizacao-iso-9001:2015>. Acesso em 20 de set. 2018.

GRUPO VERDE GHAIA. O que mudou da ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015? Disponível em: <https://www.verdeghaia.com.br/blog/o-que-mudou-na-iso-9001-versao-2015/>. Acesso em 20 de set. de 2018.

INMETRO. O que é ISO? Disponível em:<http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/o-que-iso.asp>. Acesso em 27 de ago. 2018.

ISO + FÁCIL. CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DA QUALIDADE ISO 9001. Disponível em: <https://isomaisfacil.com/certificacao-de-sistema-da-qualidade-iso-9001/>. Acesso em 27 de ago. 2018.

LOGFÁCIL LOGÍSTICA. ABNT NBR ISO 9001:2015. Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos. Disponível em:<http://www.logfacilba.com.br/iso/iso2015_versao_completa.pdf> Acesso em 20 de set. 2018.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Teixeira, F. P., & Wachowicz, M. C. (2021). CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA LEITEIRA DA REGIÃO DE CASTRO – PR. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(1), p. 227 - 240. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/634

Edição

Seção

Artigos