GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

estudo bibliográfico em periódicos publicados entre 2018 e 2019

Autores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica nacional indexada nos periódicos Scielo (Scientific Electronic Library Online) e CAPES (Web of Science e Psychinfo), entre 2018 a 2019, sobre a gestão de clima organizacional no ambiente escolar. Neste contexto, foram selecionados cinco artigos que tratam dessa gestão. A análise centrou-se nos resultados e conclusões dos artigos e também ancorada em alguns autores como: LUCK (2009), SANTOS (1999), SOUZA (1978) entre outros. Os resultados apontaram a importância das relações humanas na motivação e  que boa parte do corpo docente sentem-se satisfeitos em relação ao clima do seu ambiente de trabalho. A gestão do clima é fundamental por esta refletir diretamente no desempenho de seus colaboradores, nos serviços prestados pela escola e consequentemente nas metas que se deseja alcançar.

Biografia do Autor

  • Ana Magali Batista da Cruz
    Especialista em Gestão Escolar e Gestão em Espaços Não-Escolares. Faculdade Sagrada Família - FASF.
  • Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues, Faculdade Sagrada Familia
    Pedagoga. Mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora do curso da Pós Graduação em Gestão Escolar e Gestão em Espaços Não-Escolares "“ Faculdade Sagrada Família - FASF.

Referências

REFERÊNCIAS

BRUNET, L. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 9ª tiragem. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

FALSARELLA, A. M. Os estudos sobre a cultura da escola: forma, tradições, comunidade, clima, participação, poder. UNIARA, Campinas, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018182991. Acesso em: 18 abr. 2021.

GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LUCK, Heloísa. As Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Editora Positivo. Curitiba. 2009.

LUCK, Heloísa.Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola. 2 ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.

MIRANDA, A. C. BERTAGNA, R. H. FREITAS, L. C. Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores. Pro-Posições vol.30 Campinas, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0102. Acesso em: 18 abr. 2021.

MORO, Adriano. A avaliação do clima escolar no Brasil: construção, testagem e validação de questionários avaliativos. 1 ed. Curitiba: Appris, 2020.

QUADRADO, A. F. Gestão do clima escolar: a formação de/em uma comunidade de liderança. UNISINOS, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7670. Acesso em: 18 abr. 2021.

SANTOS, N. M. B. F. Clima organizacional: pesquisa e diagnóstico. Lorena: Stiliano, 1999.

SILVA, Jerônimo J. C. Gestão escolar participativa e clima organizacional.Gestão em Ação. Salvador, v.4, n.2. 2001.

SOUZA, M. P. Clima organizacional: a satisfação dos professores no ambiente escolar na rede pública de ensino. SECAL Ponta Grossa, 2019. Disponível em: https://unisecal.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/EIICS_2018_Clima_Organizacional.pdf Acesso em: 18 abr. 2021.

TEIXEIRA, Juliane Marise Barbosa. Gestão de Pessoas na Administração Pública: teorias e conceitos. Curitiba: InterSaberes, 2017.

ZECHI, J. A. M. SOUZA, M. L. SOUSA, A. E. M. T. Em busca de caminhos que promovam a melhora da convivência na escola: investigando o clima escolar. Unoeste, Mato Grosso, 2018. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2666. Acesso em: 18 abr. 2021.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: estudo bibliográfico em periódicos publicados entre 2018 e 2019. (2021). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(1), p. 82 - 95. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1981