GESTÃO DE CLIMA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR
estudo bibliográfico em periódicos publicados entre 2018 e 2019
Resumo
Este trabalho teve como objetivo revisar a produção científica nacional indexada nos periódicos Scielo (Scientific Electronic Library Online) e CAPES (Web of Science e Psychinfo), entre 2018 a 2019, sobre a gestão de clima organizacional no ambiente escolar. Neste contexto, foram selecionados cinco artigos que tratam dessa gestão. A análise centrou-se nos resultados e conclusões dos artigos e também ancorada em alguns autores como: LUCK (2009), SANTOS (1999), SOUZA (1978) entre outros. Os resultados apontaram a importância das relações humanas na motivação e que boa parte do corpo docente sentem-se satisfeitos em relação ao clima do seu ambiente de trabalho. A gestão do clima é fundamental por esta refletir diretamente no desempenho de seus colaboradores, nos serviços prestados pela escola e consequentemente nas metas que se deseja alcançar.Referências
REFERÊNCIAS
BRUNET, L. Clima de trabalho e eficácia da escola. In: NÓVOA, A. As organizações escolares em análise. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 9ª tiragem. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
FALSARELLA, A. M. Os estudos sobre a cultura da escola: forma, tradições, comunidade, clima, participação, poder. UNIARA, Campinas, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018182991. Acesso em: 18 abr. 2021.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
LUCK, Heloísa. As Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Editora Positivo. Curitiba. 2009.
LUCK, Heloísa.Gestão da Cultura e do Clima Organizacional da Escola. 2 ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.
MIRANDA, A. C. BERTAGNA, R. H. FREITAS, L. C. Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores. Pro-Posições vol.30 Campinas, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0102. Acesso em: 18 abr. 2021.
MORO, Adriano. A avaliação do clima escolar no Brasil: construção, testagem e validação de questionários avaliativos. 1 ed. Curitiba: Appris, 2020.
QUADRADO, A. F. Gestão do clima escolar: a formação de/em uma comunidade de liderança. UNISINOS, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7670. Acesso em: 18 abr. 2021.
SANTOS, N. M. B. F. Clima organizacional: pesquisa e diagnóstico. Lorena: Stiliano, 1999.
SILVA, Jerônimo J. C. Gestão escolar participativa e clima organizacional.Gestão em Ação. Salvador, v.4, n.2. 2001.
SOUZA, M. P. Clima organizacional: a satisfação dos professores no ambiente escolar na rede pública de ensino. SECAL Ponta Grossa, 2019. Disponível em: https://unisecal.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/EIICS_2018_Clima_Organizacional.pdf Acesso em: 18 abr. 2021.
TEIXEIRA, Juliane Marise Barbosa. Gestão de Pessoas na Administração Pública: teorias e conceitos. Curitiba: InterSaberes, 2017.
ZECHI, J. A. M. SOUZA, M. L. SOUSA, A. E. M. T. Em busca de caminhos que promovam a melhora da convivência na escola: investigando o clima escolar. Unoeste, Mato Grosso, 2018. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2666. Acesso em: 18 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â