FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Resumo
O objetivo deste estudo é aprofundar o conhecimento em gestão escolar no que se refere a financiamento da educação, origem e destinação de verbas, aplicabilidade, normativas, participação e envolvimento de pais e da comunidade. Para atingir este objetivo, o processo se iniciou com estudo da arte e observações participativas do cotidiano escolar e dos afazeres da equipe gestora no campo de estágio. Essa observação permitiu realizar pesquisas diagnósticas para embasar e adequar o planejamento das intervenções a serem realizadas nos três eixos: alunos, pais e professores. Os resultados são apresentados na seção de análise dos dados. Obteve-se noventa por cento da participação dos alunos, também em torno de noventa por cento de participação dos pais, superando o esperado. Já, com os professores, pode-se dizer que o resultado foi negativo e bem abaixo do esperado, em torno de trinta e sete por cento dos professores participaram das pesquisas e sessenta e três por cento participaram da intervenção. Estes resultados auxiliam na compreensão e elaboração de novas estratégias para tratar deste assunto, expandir essa discussão nos ambientes escolares e aumentar o conhecimento acadêmico do discente que cursa Licenciatura em Pedagogia.Referências
BRASIL. Emenda Constitucional Nº24, de 1º de dezembro de 1983. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc_anterior1988/emc24-83.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 10 de novembro de 1937. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18 de setembro de 1946. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 16 de julho de 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, de 24 de fevereiro de 1891. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 25 mai de 2018
BRASIL. Constituição Política do Império do Brazil, de 25 de março de 1824. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em 20 out 2017
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Lei nº 6.168, de 9 de dezembro de 1974. Cria o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social "“ FAS e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6168.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Lei nº 9.766 de 18 de dezembro Ed 1998. Altera a legislação que rege o Salário-Educação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9766.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Lei nº 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9424.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Lei nº 11.494 de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:
BRASIL. Lei 13.019 de 31 de julho de 2014. Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com organizações da sociedade civil; e altera as Leis nos 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13019.htm>. Acesso em 20 out de 2017
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de mai. de 2006, seção 1, p.11. Disponível em: . Acesso em 20 out de 2017
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. São Paulo: Alternativa, 2004
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos Para Quê? São Paulo: Cortez, 2005
PIMENTA, S. G.; GONÇALVES, C. L. Revendo o ensino de 2º grau, propondo a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.
PIMENTA, Selma Garrido. O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Unidade, Teoria e Prática. São Paulo: Cortez , 1994.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PONTA GROSSA. Lei 9065, de 15/08/2007. Institui o Programa Municipal Pró-Educação. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/ponta-grossa/lei-ordinaria/2007/907/9065/lei-ordinaria-n-9065-2007-institui-o-programa-municipal-pro-educacao>. Acesso em 20 out de 2017
PONTA GROSSA. Lei 13.244 de 14/07/2017. Regulamenta a Lei Municipal nº 12.814/2017 que instituiu o Programa Fundo Rotativo da Secretaria Munucipal de Educação, conforme especifica. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/ponta-grossa/decreto/2017/1325/13244/decreto-n-13244-2017-regulamenta-a-lei-municipal-n-12814-2017-que-instituiu-o-programa-fundo-rotativo-da-secretaria-municipal-de-educacao-conforme-especifica>. Acesso em 20 out de 2017
PONTA GROSSA. Lei nº 12.961 de 19/10/2007. Institui o Programa de Adiantamento de Despesas da Secretaria Municipal de Educação, visando efetuar o repasse de recursos financeiros à s unidades escolares de ensino de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e dá outras providências. Disponível em: <https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/ponta-grossa/lei-ordinaria/2017/1297/12961/lei-ordinaria-n-12961-2017-institui-o-programa-de-adiantamento-de-despesas-da-secretaria-municipal-de-educacao-visando-efetuar-o-repasse-de-recursos-financeiros-as-unidades-escolares-de-ensino-de-educacao-infantil-e-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-e-da-outras-providencias>. Acesso em 20 out de 2017
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. São Paulo: Autores Associados, 2008
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â