UM OLHAR GEOGRÁFICO: ENTRE DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS LOCALISTAS EM UM MUNDO GLOBALISTA
Resumo
Esse ensaio surgiu a partir de uma proposta realizada em sala de aula de uma disciplina do programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Visando fazer uma discussão sobre desenvolvimento e relacionando-o com perspectivas localistas e globalistas o texto resgata algumas discussões que consideramos ser válidas nesse campo do conhecimento. Percebe-se nesse texto que o conceito de desenvolvimento é complexo e que não se limite apenas as questões econômicas e que um olhar geográfico sobre esse conceito tem se aproximado cada vez mais em uma perspectiva de entender o desenvolvimento de uma escala micro para a macro.Referências
Beduschi Filho, L.C.; Abramovay. Desafios para o desenvolvimento nas regiões rurais. Nova Economia, v. 14, n. 3, p. 35- 70. 2004.
BOISIER, Sérgio. Post-Scruptum sobre desenvolvimento regional: modelos reais e modelos mentais. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 19, p. 307-43, jun. de 1999.
Bohle, H. G. Geografia do desenvolvimento. Mercator. v.9, n. 20, set/dez 2010.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 305p.
MALUF, R. Atribuindo sentido(s) Ã noção de desenvolvimento. In: Estudos: Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, n. 15, p. 53-85, out. 2000.
Mourão, Aline. M .S.; Parente, Sueli. M.; Linhares, Francisco.R. A globalização, o desenvolvimento local e a cultura popular no distrito de Aracatiaçu: a brincadeira do reisado. ANAIS do IV Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Luciano Feijão. Sobral-CE, novembro de 2011.
REIS, José. Uma epistemologia do território. Coimbra: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 2005. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/jr/publics.htm> .
Reis, J. Ensaios de economia impura.Coimbra; Almedina, 2007.
Souza, M. L. A teoria sobre o desenvolvimento em uma época de fadiga teórica, ou: sobre a necessidade de uma "teoria aberta" do desenvolvimento socioespacial. Revista Território, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 5-22, jul./ dez. 1996.
Souza, M. L. Algumas notas sobre a importância do espaço para o Desenvolvimento espacial em Território, Nº3, 1997. jul-dez.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â