O PAPEL DA LITERATURA NO REENCONTRO DO NEGRO AFRICANO E DA DIÁSPORA COM SUA IDENTIDADE CULTURAL

Autores

Resumo

Este ensaio tem por finalidade discutir a importância da Literatura no contexto das dicussões a respeito dos efeitos do colonialismo europeu nos países africanos, em especial na África de língua portuguesa. O trabalho busca, também, pontuar a importância da voz vinda de dentro dos grupos oprimidos, onde o anseio é o início de uma reinvenção identitária, onde, a partir daí, o papel da literatura se mostra como peça fundamental da remitificação e do retorno da assunção do homem africano como ator de seu desenvolvimento sócio-cultural.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Gonçalves, Faculdade Estácio de Porto Alegre

Licenciado em Português e Inglês (SECAL/PR), Mestre em Letras - Estudos Literários pela UFRGS/RS. Professor de Redação Instrumental e de Comunicação Contemporânea da Faculdade Estácio de Porto Alegre/RS.

Referências

ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o Proletariado Britânico: Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. Revisão de Renata Del Nero e Márcia Moura.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978. Tradução de Noémia de Souza.

CONRAD, Joseph. O coração das trevas. São Paulo: Landmark, 2011. Tradução de Fábio Cyrino.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2008. Tradução de Renato da Silveira, Prefácio de Lewis R. Gordon.

FERRO, Marc. O livro negro do Colnialismo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. Tradução de Joana Angèlica D’Ávila Melo.

HAMILTON, Russel G. A literatura dos PALOP e a Teoria Pós-colonial. Texto apresentado na sessão de abertura do IV Encontro de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, realizado em agosto de 1999 pela Área de Pós-Graduação e o Centro de Estudos Portugueses da USP.

LIMA, Conceição. O país de Akendenguê. Lisboa: Lexonics, 2012.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido do Retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S/a, 2007. Prefácio de Jean-Paul-Sartre, Tradução de Marcelo Jacques de Moraes.

SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Tradução de Tomás Rosa Bueno.

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. Tradução de Denise Bottmann.

TENREIRO, Francisco José; ANDRADE, Mário Pinto de (Org.). Poesia Negra de Expressão Portuguesa. Linda-a-velha: Editora África - Literatura, Arte e Cultura, 1982. (Coleção "Para a História das Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa). Prefácio, organização e direção de Manuel Ferreira..

TRIGO, Salvato. A poética da "Geração da Mensagem". Porto: Brasília Editora, 1979.

Downloads

Publicado

09-10-2019

Como Citar

Gonçalves, P. S. (2019). O PAPEL DA LITERATURA NO REENCONTRO DO NEGRO AFRICANO E DA DIÁSPORA COM SUA IDENTIDADE CULTURAL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 3(2), p. 233-250. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1250

Edição

Seção

Artigos