O CONTEMPORÂNEO E A PÓS-MODERNIDADE NA POESIA DE CARLITO AZEVEDO

Autores

Resumo

Este ensaio tem por finalidade analisar a existência da contemporaneidade e do pós-modernismo na escrita poética do poeta carioca Carlito Azevedo. O poeta demosntra, por meio de sua obra, um diálogo intenso com artistas do século XX e do século XIX, salientando um deslocamento do eu lírico para, em seguida, repentinamente, retornar ao seu eixo de tempo, possibilitando, desta forma, uma consciência e uma lucidez sobre os acontecimentos de seu próprio tempo. O ensaio tomará como referência de análise o poema “As banhistas”, do livro de mesmo nome, para demonstrar, assim, a existência da relação de comtemporaneidade, que tem como principal característica o deslocamento, entendido pelo filósofo Giorgio Agambem, como essencial fator de observação do tempo do sujeito. Depois da conceituação do termo pós-modernidade, por meio de teóricos da área, será possível observarmos a existência de uma tendência pós-moderna quando Carlito fragmenta e corta repentinamente seus poemas, o que faz parte de sua comunicação poética, mas que também traz e reflete a tendência pós-modernista de sua obra.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Português e Inglês, Aluno do Programa de Pós-graduação do Instituto de Letras da UFRGS - Área de Estudos de Literatura, linha de pesauisa Pós-colonialismo e Identidades

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos; Editora Unichapecó, 2009.

BAUMANN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama e Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Editora Cultrix, 1977.

HUGHES, Robert. Goya. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria e Ficção. Tradução Ricardo Cruz, Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.

JAMESON, Fredric. Pós-modernidade e sociedade de consumo. São Paulo: Novos Estudos CEBRAP, 1985.

KRAPP, Juliana. Após 13 anos Carlito Azevedo publica 'Monodrama'. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 nov. 2009. Disponível em http://www.jb.com.br/cultura/noticias. Acesso em 25 mar. 2017.

LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artístico. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.

PRIGOL, Valdir. Poesia, crítica e mediação. Revista Letras, Curitiba: Editora UFPR, 2012.

Downloads

Publicado

13-08-2018

Como Citar

Gonçalves, P. S. (2018). O CONTEMPORÂNEO E A PÓS-MODERNIDADE NA POESIA DE CARLITO AZEVEDO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(1). Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/620

Edição

Seção

Artigos