A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL

Autores

  • Luiz Augusto Silva Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Sandra das Graças Lima Faculdade Estácio de Carapicuíba

Resumo

A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 42 milhões de crianças menores de 5 anos sejam obesas ou acima do peso, dos quais quase 35 milhões vivem em países desenvolvidos, embora os países não desenvolvidos também enfrentem o problema. O Brasil é considerado um país consumista, com repercussões desfavoráveis e negativas sobre as crianças e adolescentes que no futuro serão os adultos do país, por isso é essencial prevenir e abordar o problema existente (sobrepeso e obesidade). Assim, o objetivo geral é descrever as intervenções do enfermeiro para prevenir e tratar sobrepeso e obesidade infantil. Este trabalho se tratou de pesquisa bibliográfica, descritiva, com abordagem qualitativa. A literatura pesquisada refere que o fator genético pode ser um gerador de sobrepeso e obesidade, porém mudanças de estilo de vida e os avanços tecnológicos têm favorecido a falta de atividade física e alimentação inadequada em crianças e adolescentes. Esse cenário obriga a planejar e implementar estratégias abrangentes e eficientes em todo o mundo, permitir fortalecer a cultura da saúde, bem como promover o autocuidado e, para isso, é necessário envolver todos os setores e o enfermeiro está diretamente envolvido nesse processo. Os resultados apontaram que o enfermeiro pode agir na prevenção promovendo ações de conscientização sobre hábitos saudáveis e reeducação alimentar, atuando junto à criança e famílias. Concluiu-se que a prevenção e monitoramento contínuo da criança e da família são fundamentais para evitar o aparecimento de hipertensão ou outras complicações, tanto vasculares como locomotoras, respiratória ou comportamental, em fases posteriores da vida.Palavras-chave: Obesidade; Obesidade infantil; Prevenção; Cuidados; Enfermeiro

Biografia do Autor

Luiz Augusto Silva, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Graduando do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba

Sandra das Graças Lima, Faculdade Estácio de Carapicuíba

Professora do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Carapicuíba

Referências

ARAÚJO, S. N. M. et al. Obesidade infantil: conhecimentos e práticas de enfermeiros da Atenção Básica. Enfermagem em Foco, v. 3, n. 3, p. 15-25, 2012.

BOOG, M. C. F. Dificuldades encontradas por médicos e enfermeiros na abordagem de problemas alimentares. Revista Nutrição, v. 18, n. 3, p. 261-72, 2014.

CORGOZINHO, J. N. C.; RIBEIRO, G. de C. Registros de Enfermagem e o enfoque na prevenção da obesidade infantil. Revista Enfermagem, v. 3, n. 3, 2013.

CORSO, A. C. T.; BOTELHO, L. J.; ZENI, L. A. Z. R. Sobrepeso em crianças menores de 6 anos de idade em Florianópolis, SC. Revista da Nutrição, v. 16, n. 1 p. 21-8, 2013.

ESTEVES, J. M. de M. Fazendo arte no ambulatório de obesidade infantil: a contação de histórias como recurso pedagógico na enfermagem. Dissertação (Mestrado em Educação em Diabetes), Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP, Belo Horizonte-MG, 2014.

LIMA, G. G. T. et al. Registros do enfermeiro no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: enfoque na consulta de puericultura. Revista Rene, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 117-24, 2011.

LUGÃO, M.A. da S. et al. A importância da atuação do enfermeiro na prevenção da obesidade infantil. Revista Pesquisa Cuidado Fundamental, v. 2, n. 3, p. 976-988, jul.set.2010.

LUGÃO, M. A. da S.; FERREIRA, T. V. da S.; AGUIAR, O. V. de. A importância da enfermagem na prevenção da obesidade infantil. Revista Pesquisa Cuidado Fundamental, v. 5, p. 976-988, 2015.

MARCHI-ALVES, L.M.; YAGUI, C. M.; RODRIGUES, C. S. et al. Obesidade infantil ontem e hoje: importância da avaliação antropométrica pelo enfermeiro. Escola Anna Nery, v.15, n. 2, p. 238-44, 2012.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL (NUB). OMS lança novas diretrizes de combate à obesidade infantil no mundo. 2017. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/oms-lanca-novas-diretrizes-de-combate-a-obesidade-infantil-no-mundo/>. Acesso em: 10 maio 2019.

OBESIDADE mata mais do que acidente de carro, terrorismo e Alzheimer. ÉpocaNegócios, 20 jun. 2017. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2017/06/obesidade-mata-mais-do-que-acidente-de-carro-terrorismo-e-alzheimer.html>. Acesso em 10 maio 2019.

RECH, R. R.; HALPERN, R.; MATTOS, A. P. Obesidade Infantil: complicações e fatores associados. Revista Brasileira Ciência Movimento, v. 15, n. 4, p. 111-20, 2017.

RODRIGUES, E. B. et al. O enfermeiro na prevenção da obesidade infantil. Cursos Aprendiz. 2013. Disponível em: https://www.cursosaprendiz.com.br/enfermeiro-obesidade-infantil/. Acesso em 10 set. 2019.

SANTOS, F. D. da R. dos et al. Ações de enfermeiros e professores na prevenção e no combate à obesidade infantil. Revista Rene, Fortaleza, v. 15, n. 3, 2014.

Downloads

Publicado

15-06-2021

Como Citar

Silva, L. A., & Lima, S. das G. (2021). A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(1), p. 15 - 26. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1655

Edição

Seção

Dossiê Temático