OS BENEFÍCIOS DA LUDOTERAPIA E O USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Resumo
ResumoO processo de enfermidade grave, que imputa a criança a necessidade de cuidados intensivos, atribui situação potencialmente traumática a sua rotina. Atividades de lazer e diversão, contribuem para minimizar efeitos estressantes da rotina diária, e, por isso, o brincar compreende fatores essenciais para o desenvolvimento humano, contribuindo para a saúde física e mental do indivíduo. Em ambientes de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, a rotina de exames, presença de equipamentos, distância de amigos e familiares, induzem a criança a uma rotina de estresse e medo contínuo, onde ela se sente impotente frente a enfermidade. Entende-se que a introdução de atividades lúdicas e do brinquedo como terapêutica auxiliar a medicamentosa, pode corroborar com melhor efetividade do tratamento e, consequentemente com a recuperação de forma abreviada. O objetivo geral do presente artigo é de identificar a importância da ludicidade e do brinquedo terapêutico na assistência à criança em ambiente de UTI. A metodologia adotada é de revisão bibliográfica da literatura, onde foram localizadas as fundamentações teóricas em artigos científicos disponíveis em bancos de dados da área da saúde, sobre a importância da utilização da ludicidade e do brinquedo terapêutico no cuidado da criança em ambiente de UTI pediátrica. Os resultados obtidos evidenciam que o lúdico demonstrou eficiência como um mecanismo auxiliar para o enfrentamento de enfermidades. O brinquedo terapêutico mostrou-se eficaz e importante no sentido de promover o vínculo entre a equipe de enfermagem, pacientes e familiares. Evidenciou-se que ocorre efeito minimizador de estresse e sofrimento, que em muito se deve a maior interação entre a equipe e o paciente, o que contribui para maior confiança na terapêutica adotada e na equipe multidisciplinar. A utilização do brinquedo terapêutico é de fundamental importância para remover bloqueios de comunicação, o que pode ocorrer através da transferência de situações vividas ao brinquedo.ÂReferências
REFERÊNCIAS
ALVES, Liriah Rodrigues Burmann; et al. A criança hospitalizada e a ludicidade. REME "“ Rev Min Enferm; v. 23, n. 1193, p. 1-9, 2019.
BACKES, Marli Terezinha Stein; et al. O cuidado intensivo no ambiente de UTI. Esc Anna Nery; v. 16, n. 4, p. 689-696, 2012.
FERREIRA, Naidhia Alves Soares; et al. Representação social do lúdico no hospital: o olhar da criança. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 188-194, 2014.
CALEFFI, Camila Cristina Ferreira; et al. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizada. Rev Gaúcha Enferm; v. 37, n. 2, p. 1-8, 2016.
CONCEIÇÃO, Lígia Santos da. A influência do lúdico no cuidado e tratamento de crianças hospitalizadas. Revista do Portal dos Psicológicos. v. 16, n. 49, p. 1-17, 2015.
COSTA, Roberta; KLOCK, Patrícia; LOCKS, Melissa Orlandi Honório. Acolhimento na unidade neonatal: percepção da equipe de enfermagem. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro; v. 20, n. 3, p. 349-53, 2012.
FONTES, Cassiana Mendes Bertoncello; OLIVEIRA, Ananda Stéfani Silva de; TOSO, Lis Amanda. Brinquedo terapêutico em unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev enferm UFPE on line., Recife, v. 11, n. 7, p. 2907-15, 2017.
LIMA, Mayanny da Silva; BARBOSA, Francisco Alisson da Silva; MONTEIRO, Luana de Moura. A importância do lúdico à criança hospitalizada. ReonFacema.; v. 1, n. 2, p.139-142, 2015.
MARCONI, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. "“ 8ª. ed. - São Paulo: Atlas 2010.
PENNAFORT, Viviane Peixoto dos Santos. Brinquedo terapêutico instrucional no cuidado cultural da criança com diabetes tipo 1. Rev Bras Enferm; v. 71, p. 3, p. 1415-1423, 2018.
SANTOS, Solange Silva dos; et al. A ludoterapia como ferramenta na assistência humanizada de enfermagem. Revista Recien; v. 7, n. 21, p. 30-40, 2017.
SOSSELA, Cláudia Roberta; SAGER, Fábio. A criança e o brinquedo no contexto hospitalar. Rev. SBPH, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 17-31, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â