A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL VISANDO UMA EDUCAÇÃO FUTURÍSTICA NA VISÃO DE “EDGAR MORIN”

Autores

  • Luiz Marcelo de Lara Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A Educação física ocupa papel importante na sociedade, principalmente no sentido educacional, observa-se nessa disciplina um momento em que o aluno realiza suas práticas com grande prazer. Vive-se em um momento de preocupação com a educação, apresentando aos professores funções que vão além de que sejam passados apenas conteúdos, mas também de contribuir na formação integral do aluno. O objetivo desse artigo é demonstrar qual pode ser o papel da disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental na contribuição de uma educação do futuro, como essa disciplina pode participar de um contexto educacional de formação integral do aluno. Porém, faz-se uma ressalva de que essa disciplina tem objetivos mais inerentes como estimular uma vida saudável, mas não se pode deixar de constatar que a luta por essa formação integral cabe a todas as disciplinas. Utilizou-se de um autor que tem uma visão futurística da educação, junto com um dos documentos que oficializam os objetivos da Educação Física. O caminho metodológico utilizado foi de uma pesquisa bibliográfica. A Educação física, ao passo que se apresenta como uma disciplina a qual o aluno se interessa de forma natural, sentindo uma atração em suas práticas pedagógicas, sem dúvida pode contribuir nessa educação integral e futurística.

Biografia do Autor

Luiz Marcelo de Lara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciatura Plena em Educação Física.  Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor colaborador da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenador de educação física da Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel - Colégio SEPAM.

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação física/Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1997.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA Silva, R. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.18, n.1, p.61-80, jan. /Mar, 2004

GADOTTI, M. Ação pedagógica e prática social transformadora. Educação e Sociedade, v. 1, n. 4, p. 5-14, 1979.

GADOTTI, M. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992

FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da personalidade. Trad. De Camila Pedral Sampaio. São Paulo, Harbra, 1979.

GEBARA, A. PILATTI, L. A. Ensaios sobre história e sociologia nos esportes, Jundiaí-SP: Fontoura Editora, 2006.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. - 2.ed.rev. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

MORIN, E. O enigma do Homem – para uma nova antropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica, Governo do Estado do Paraná, 2007.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

de Lara, L. M. (2021). A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL VISANDO UMA EDUCAÇÃO FUTURÍSTICA NA VISÃO DE “EDGAR MORIN”. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(2), p. 61 - 74. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1999