RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, NARRATIVA E A COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA
Resumo
Este artigo apresenta um estudo panorâmico sobre história, narrativa, comunicação e arte. Autores relatam sobre cada item citado, construindo um entendimento, sem a pretensão de mostrar conceitos completos e tão pouco fechados sobre os temas. Aborda o entendimento da comunicação no âmbito da Arte, ao relacionar as formas artísticas ligadas à comunicação, na obra de Pablo Picasso, na pintura do Período Paleolítico e ainda na obra do artista irlandês Francis Bacon, proposta esta, que causa efeitos narrativos diversos, no período moderno e contemporâneo, através de uma comunicação diferenciada entre o artista e o público/fruidor. Arte como comunicação. Arte como uma linguagem que representa uma narrativa objetiva e subjetiva, dependendo do objetivo do artista e o poder da imagem e suas narrativas.Referências
BERGER, J. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco,1999.
DELEUZE, G. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
FISCHER, E. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
MANGUEL, A. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo:
Companhia das Letras, 2001.
NUNES, B. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: 2008.
SYLVESTER, D. Entrevistas com Francis Bacon. Rio de Janeiro: Cosac Naify,1998.
SYLVESTER, D.; BARBOSA, M. C. Comunicação e História: presente, passado em atos narrativos- São Paulo: 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â