RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, NARRATIVA E A COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA

Autores

  • Adriana Rodrigues Suarez Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo panorâmico sobre história, narrativa, comunicação e arte. Autores relatam sobre cada item citado, construindo um entendimento, sem a pretensão de mostrar conceitos completos e tão pouco fechados sobre os temas. Aborda o entendimento da comunicação no âmbito da Arte, ao relacionar as formas artísticas ligadas à comunicação, na obra de Pablo Picasso, na pintura do Período Paleolítico e ainda na obra do artista irlandês Francis Bacon, proposta esta, que causa efeitos narrativos diversos, no período moderno e contemporâneo, através de uma comunicação diferenciada entre o artista e o público/fruidor. Arte como comunicação. Arte como uma linguagem que representa uma narrativa objetiva e subjetiva, dependendo do objetivo do artista e o poder da imagem e suas narrativas.

Biografia do Autor

Adriana Rodrigues Suarez, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Doutora em Educação pela UEPG, linha de pesquisa: Ensino-aprendizagem (Cinema na Educação). Mestrado em Comunicação e Linguagens (TUIUTI), linha de pesquisa: Artes Plásticas/Pintura e Cinema. Especialista em Arte-Educação pelo IBPEX. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Chefe da Divisão de Cultura e Arte/ PROEX/UEPG. Vice-Coordenadora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais/UEPG. Coordenadora do Programa PIBID/ núcleo Artes Visuais. Professora Efetiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, disciplinas de práticas e produções artísticas/ História da Arte. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI.

Referências

BERGER, J. Modos de Ver. Rio de Janeiro: Rocco,1999.

DELEUZE, G. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

FISCHER, E. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

MANGUEL, A. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo:

Companhia das Letras, 2001.

NUNES, B. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: 2008.

SYLVESTER, D. Entrevistas com Francis Bacon. Rio de Janeiro: Cosac Naify,1998.

SYLVESTER, D.; BARBOSA, M. C. Comunicação e História: presente, passado em atos narrativos- São Paulo: 2009.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Suarez, A. R. (2022). RELAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, NARRATIVA E A COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(1), p. 191 - 204. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2155