ARTE EDUCAÇÃO E O DESENHO INFANTIL
podemos ensinar?
Resumo
Este artigo apresenta a importância da Arte Educação e o seu papel na formação dos olhares das crianças, jovens e adultos através da leitura de imagem. A Arte Educação não tem a responsabilidade de formar artistas, mas de tornar os indivíduos fruidores da expressão produzida pela Arte. Destacamos as Artes Visuais como uma linguagem artística, que tem uma sintaxe própria que lhes dá significação, com isso precisamos pensar no objeto principal das Artes Visuais, a Imagem. Destacamos a Abordagem Triangular da arte educadora Ana Mae Barbosa (1991). O principal objetivo foi desenvolver os olhares dos alunos a partir de metodologias de leitura de imagem. A metodologia apresentada demonstra a importância do processo no ensino do desenho infantil e a leitura de imagem, levando em consideração o desenvolvimento do lado direito do cérebro, segundo Bety Edwards (1985). A produção artística do aluno precisa ser valorizada para que a representação do olhar do meio que o cerca seja significativa. O processo para a leitura de imagem destacamos o ensino do desenho infantil em três momentos: o desenho da observação, desenho de memória e o desenho de criação. Percebemos que o resultado foi significativo e a Arte Educação passa a ter o valor de reconhecimento na formação do aluno e sua visão sobre o mundo ganha novos olhares. Autores que contribuem com essa discussão são Barbosa (1991), Dondis, Dondis (1991), Duarte (2012), Edwards (1985), Walty (2001) e Lowenfeld (1977). Sabemos que se a criatividade for estimulada a partir de histórias, vivências, temas, discursos, enfim, a tudo aquilo que podemos transformar, poderemos através da representação imagética e da leitura de imagem, contribuir para a formação crítica e reflexiva do aluno.Referências
BARBOSA, A.B. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. SP: Editora Cortez, 1991.
DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. SP: Martins Fontes, 1991.
DUARTE, J.F.J Por que Arte Educação? SP: Papirus, 2012.
EDWARDS, B. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro. SP: Editora Tecnoprint, 1985.
WALTY, I. L. C. Palavra e imagem: leituras cruzadas. MG: Editora Autêntica, 2001.
LOWENFELD, V. & BRITTAIN, W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora. SP: Mestre Jou, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â