ARTE EDUCAÇÃO E O DESENHO INFANTIL

podemos ensinar?

Autores

Resumo

Este artigo apresenta a importância da Arte Educação e o seu papel na formação dos olhares das crianças, jovens e adultos através da leitura de imagem. A Arte Educação não tem a responsabilidade de formar artistas, mas de tornar os indivíduos fruidores da expressão produzida pela Arte. Destacamos as Artes Visuais como uma linguagem artística, que tem uma sintaxe própria que lhes dá significação, com isso precisamos pensar no objeto principal das Artes Visuais, a Imagem. Destacamos a Abordagem Triangular da arte educadora Ana Mae Barbosa (1991). O principal objetivo foi desenvolver os olhares dos alunos a partir de metodologias de leitura de imagem. A metodologia apresentada demonstra a importância do processo no ensino do desenho infantil e a leitura de imagem, levando em consideração o desenvolvimento do lado direito do cérebro, segundo Bety Edwards (1985). A produção artística do aluno precisa ser valorizada para que a representação do olhar do meio que o cerca seja significativa. O processo para a leitura de imagem destacamos o ensino do desenho infantil em três momentos: o desenho da observação, desenho de memória e o desenho de criação. Percebemos que o resultado foi significativo e a Arte Educação passa a ter o valor de reconhecimento na formação do aluno e sua visão sobre o mundo ganha novos olhares. Autores que contribuem com essa discussão são Barbosa (1991), Dondis, Dondis (1991), Duarte (2012), Edwards (1985), Walty (2001) e Lowenfeld (1977). Sabemos que se a criatividade for estimulada a partir de histórias, vivências, temas, discursos, enfim, a tudo aquilo que podemos transformar, poderemos através da representação imagética e da leitura de imagem, contribuir para a formação crítica e reflexiva do aluno.

Biografia do Autor

  • Adriana Rodrigues Suarez, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação. Pós-doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação "“ PPGE/UEPG- PR. Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI/ Curitiba- PR. Professora vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Membro da Federação de Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq.
  • Amanda Franczak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Voluntária de Iniciação Científica/ PROVIC/UEPG

Referências

BARBOSA, A.B. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. SP: Editora Cortez, 1991.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. SP: Martins Fontes, 1991.

DUARTE, J.F.J Por que Arte Educação? SP: Papirus, 2012.

EDWARDS, B. Desenhando com o Lado Direito do Cérebro. SP: Editora Tecnoprint, 1985.

WALTY, I. L. C. Palavra e imagem: leituras cruzadas. MG: Editora Autêntica, 2001.

LOWENFELD, V. & BRITTAIN, W.L. Desenvolvimento da capacidade criadora. SP: Mestre Jou, 1977.

Downloads

Publicado

26-08-2023

Como Citar

ARTE EDUCAÇÃO E O DESENHO INFANTIL : podemos ensinar?. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 95 - 105. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2368