LINGUAGEM E ATIVIDADE
possibilidades de interação da pessoa com surdocegueira
Resumo
Este trabalho é resultado de um estudo bibliográfico articulado a análise documental que foi realizado sobre um aluno com surdocegueira matriculado numa Escola de Educação Básica na modalidade da Educação Especial de um município da região metropolitana de Curitiba/PR. O estudo em questão tem como objetivo analisar em que medida o aluno com surdocegueira pode se situar como sujeito considerando as implicações da ausência total da audição e um grau severo de baixa visão, com percepção apenas de vultos e contrastes claros e escuro. Toma como pressuposto referenciais que discute sobre surdocegueira e da psicologia histórico cultural pela qual a linguagem é base essencial para a aprendizagem e desenvolvimento. Nessa linha contribuem nesse estudo o teórico Jan Van Dijk, que aborda temas relacionados à surdocegueira além de Vygotsky, Luria e Leontiev, cujos fundamentos contribuem para a compreensão acerca da linguagem e da atividade do sujeito em prol da aprendizagem. A coleta se deu pela análise documental de relatórios técnicos e pedagógicos, para efetivar a descrição e análise dos dados elaborou-se temas os quais foram discutidos à luz dos referenciais teóricos da psicologia histórico cultural, a partir da qual podemos inferir que a sensibilidade manifesta pela linguagem possibilita a organização das ideias, a consciência de sujeito que age e interage. Os resultados obtidos a partir desse trabalho evidenciaram que a linguagem e a atividade do sujeito foram mediadores necessários no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno com surdocegueira.Referências
BRUNO, M. M. G.; MOTA, M. G. B. Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual. MEC, Secretaria de Educação Especial, vol.1. Brasília, 2001
CUBERO, R.; LUQUE, N. Desenvolvimento, educação e educação escolar: a teoria sociocultural do desenvolvimento e aprendizagem. In. COLL, C; PALÁCIOS, J. E.; MARCHESI, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia e educação escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
BRASIL, GRUPO DE APOIO AO SURDOCEGO E AO MÚLTIPLO DEFICIENTE SENSORIAL. Surdocegueira e deficiência múltipla sensorial São Paulo, 2003.
LIMA, E. S. Diversidade e Aprendizagem. São Paulo: Editora Sobradinho, 2005.
LÃœDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986.
LURIA, A. R., VYGOTSKY. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001. (p 21-37).
MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Vozes. Rio de Janeiro. 2003.
VYGOTSKY, L. S. Os métodos de investigação reflexológicos e psicológicos: Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo: Marins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto. São Paulo:
Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â