LIBERDADE, ANGÚSTIA E RESPONSABILIDADE NA PÓS-MODERNIDADE.
Resumo
Resumo: Liberdade é um tema contemporâneo, pois faz parte da nossa existência cotidiana, estejamos sendo limitados pelo contexto ou sentindo-nos livres para realizar nossas escolhas. O objetivo deste artigo é provocar a reflexão sobre a liberdade na sociedade pós-moderna, tendo como referência o conceito de liberdade de Jean Paul Sartre, um dos autores mais influentes para a construção da psicologia existencial, correlacionando com a sociedade da Modernidade Líquida de Zygmun Bauman, seus impactos na vida das pessoas, as consequências de um excesso de responsabilização do indivíduo, além de traçar um breve paralelo entre abordagens como a psicologia existencial, psicanálise e psicologia comportamental, na maneira em que se relacionam com o tema. Palavras-Chave: Psicologia. Liberdade. Angústia. Responsabilidade. Pós-modernidade.Referências
ANGERAMI, Valdemar. Psicoterapia existencial. São Paulo: Editora Pioneira, 1993.
BAUMAN. Z. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
FREUD, S. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos (1910). Rio de Janeiro: Editora Imago, 2006. Volume XI.
ISTOÉ. Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMS. Edição 2515, 23/02/2017. Disponível em: https://istoe.com.br/brasil-tem-maior-taxa-de-transtorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms/. Acesso em: 27 fev. 2018.
MATTEO, V. D. Filosofia e liberdade: o desafio da psicanálise. Estud. psicanal. Belo Horizonte, n. 42, p. 135-144, dez. 2014 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372014000200015&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 24 fev. 2018.
SILVA.A.M.V.B. A concepção de liberdade em Sartre. Filogenese. Marília (SP), v. 6, nº 1, 2013. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/alinesilva.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2018.
VIANA.N. Sartre e Marxismo. Filosofia Unisinos. v. 9, n. 2, 2008. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/5353>. Acesso em: 05 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â