ATUALIZAÇÃO DA NORMA ABNT NBR ISO/IEC 17025, UMA VISÃO SOBRE AS PRINCIPAIS MUDANÇAS
Resumo
A Norma Brasileira de Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração (ABNT NBR ISO/IEC 17025) contem requisitos que ao serem cumpridos demonstram a competência de um laboratório em produzir resultados válidos e operações confiáveis. A primeira impressão que temos dessa atualização, de modo geral é referente a forma como está estruturada. A nova versão apresenta uma ênfase sobre a mentalidade de riscos, deixando de falar em ação preventiva. Temos como novo requisito a imparcialidade, visando a ausência de conflito de interesse e exigindo um comprometimento de forma a não permitir que fatores externos interfiram no processo de análise laboratorial. Juntamente com a imparcialidade temos o requisito da confidencialidade onde todos os dados de clientes e resultados de análise devem ser tratados de forma confidencial entre as partes, salvo exceções. O Manual da Qualidade deixa de ser exigido permitindo que as políticas do sistema sejam discutidas de diferentes formas.Referências
ABNT/CB-025 - PROJETO DE REVISÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 NOV 2017
ABNT NBR ISO/IEC 17025 "“ Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração "“ Outubro, 2005
ABNT NBR ISO/IEC 17025 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração "“ Dezembro, 2017
DOQ CGCRE 008- Orientação sobre validação de métodos analíticos "“ Julho,2011
DOQ CGCRE 020 "“ Definições e termos utilizados nos documentos relacionados à acreditação de laboratórios "“ Outubro, 2008.
DOQ CGCRE 087 Orientações Gerais sobre requisitos da norma isso IEC 17025:2017- Março, 2018
NIT DICLA 076 "“ Política de Transição para adoção da norma ISO/IEC 17025:2017 "“ Dezembro, 2017
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â