COMUNICAÇÃO INTERNA E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO
Resumo
O presente artigo objetivou discorrer sobre o ambiente de trabalho capaz de gerar motivação em seus trabalhadores e uma comunicação eficaz através de uma linguagem condizente, além de estratégias de marketing. Para alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros e artigos pertinentes a temática abordada. Percebe-se que o clima organizacional está ligado diretamente a comunicação interna, motivação dos colaboradores e o marketing interno. A comunicação interna ocupa um papel de protagonismo, aliada a um planejamento estratégico para alcançar o máximo de produtividade que a equipe pode oferecer sem deixar a satisfação profissional alijada deste processo. Uma comunicação assertiva, clara e objetiva, auxilia o gestor a gerir todas as atividades e esferas da empresa no tocante as atividades normais do trabalho, bem como objetivar resultados positivos e orientar para que eles aconteçam. A existência de falhas neste processo prejudica a produtividade do trabalho e a motivação da equipe de colaboradores. Ao final do estudo concluiu-se que a finalidade da comunicação interna aliada a um planejamento estratégico é de suma importância para o clima organizacional que consegue ao mesmo tempo orientar e motivar a equipe para alcançar os objetivos almejados pelo gestor.Referências
ARGENTI, P. A.Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BROWN, S.; HUNING, T. Intrinsic motivation and job satisfaction: the intervening role of goal orientation.Proceedings of The Academy Of Organizational Culture,Communications And Conflict, v.15, n. 1, p. 1-5, New Orleans, April, 2010.
CAHEN, R. Comunicação empresarial a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. 9. ed. São Paulo, Best Seller, 2003.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. Edição Compacta. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1999.
LUZ, R. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MARRAS, J. P. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Futura, 2005.
MENEGHETTI, S.B. Comunicação e marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.
NASSAR, P.; FIGUEIREDO, R. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2007.
PINTO, E. Comunicação para a produtividade: o que você tem a ganhar com a comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Quartet, 1994..
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Tradução de Reynaldo Cavalheiro Marcondes. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â