A CONSTITUIÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS: UMA ANÁLISE COM BASE EM BOURDIEU, CHARTIER E LEFEBVRE

Autores

Resumo

O presente texto versa sobre o processo de constituição das representações pelos sujeitos na visão de três autores: Bourdieu, Chartier e Lefebvre. Pierre Bourdieu é sociólogo francês e defensor do movimento antiglobalização, morreu aos 71 anos na França, em 2002. O historiador Roger Chartier, graduado pela Université Sorbonne, em Paris, elaborou o conceito de representação com base nas reflexões propostas por Bourdieu. Henri Lefebvre nasceu na França, na região dos Pirineus, e teve sua formação em Filosofia, com exploração das áreas de Matemática, Linguística, História e Sociologia. Assim, busca-se compreender os vieses do conceito de representações na perspectiva desses autores. O artigo traz as aproximações e as divergências entre os referenciais, sendo a origem das representações na prática cotidiana um dos resultados identificados como ponto em comum entre os três referenciais mencionados. As representações não são manifestações cristalizadas, ao contrário, elas se constroem a partir do concebido, do que se tem à disposição na vida real de acordo com a vivência pessoal do sujeito. São entendidas como classificações e divisões que organizam a apreensão do mundo social como categorias de percepção do real, não são atos e/ou discursos neutros. A partir das representações, é possível compreender as relações de poder existentes nos campos, e as formas de compreensão sobre a realidade, ou seja, a concepção de mundo social e os valores que se defende. As posições ocupadas pelos indivíduos revelam as representações, por isso elas não dependem de vontades individuais para surgirem, mas, sim, de um campo social.

Biografia do Autor

  • Camila Soares Macenhan, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
    Licenciada em Pedagogia. Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO/UEPG). Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes - RIPEFOR. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, no Departamento de Pedagogia.
  • Flavia Wegrzyn Martinez, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/ Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia. Professora colaboradora no Centro de Ciências Humanas e da Educação- CCHE da Universidade Estadual do Norte Do Paraná. Mestre em Educação (UEPG), doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG). Pesquisadora no grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO - UEPG);Integrante do RIPFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores. Pesquisadora no grupo de pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP). 
  • Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado). Lider do grupo de pesquisa GEPTRADO, e membro da Rede Inter institucional sobre Formação de Professores RIPEFOR. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

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Publicado

09-10-2019

Edição

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Artigos

Como Citar

A CONSTITUIÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS: UMA ANÁLISE COM BASE EM BOURDIEU, CHARTIER E LEFEBVRE. (2019). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 3(2), p. 170-189. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1252