UM ESBOÇO DE ANÁLISE SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o papel que o Estado ocupa nas definições das políticas educacionais nos dias atuais, especificamente no que tange à formação de professores. A partir de um levantamento preliminar, elencou-se o programa Residência Pedagógica, como um dos atuais programas desenvolvidos para a melhoria da formação docente. Assim, este texto tem por objetivo apresentar o programa em questão, seus objetivos e sua relação com a política nacional. Como resultados desta análise, foi possível destacar a importância de compreender as relações estabelecidas entre o papel do Estado e o contexto em que as políticas públicas educacionais são implantadas, bem como a necessidade de continuar investindo em políticas para a formação de professores.  Palavras-Chave: Políticas Educacionais. Formação de Professores. Residência Pedagógica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â