A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COACHING NAS EMPRESAS NOS DIAS ATUAIS
Resumo
Com o mundo empresarial em constante desenvolvimento e a competitividade em elevado crescimento, as empresas adotam cada vez mais processos e ferramentas que valorizem o capital humano para o crescimento total em uma organização. Existem hoje inúmeros processos no mercado, mas um em destaque está muito discutido e utilizado como um dos principais causadores de mudanças e estimulador de desenvolvimento, esse processo é o Coaching. O Coaching é um processo que estimula o desenvolvimento pouco a pouco através de suas ferramentas aplicadas ao Coachee, que descobre as respostas e assim completa o processo até alcançar os objetivos. Em um ambiente empresarial isso é visto como um suporte para o desenvolvimento do capital humano aplicado diretamente as atividades empresariais com resultados positivos para a organização. O presente artigo tem como objetivo estudar a importância e as vantagens que o procedimento de Coaching pode oferecer nas organizações nos dias atuais. Para se ter mais familiaridade com o tema, foram realizadas pesquisas em artigos, revistas e materiais online com vários autores distintos onde todos relatam que o Coaching aplicado nas empresas nos dias atuais reforça a vantagem competitiva da mesma.Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Construção de talentos: coaching & mentoring. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier "“ Campus, 2012.
FERREIRA, Marcos Aurélio de Araújo. Coaching, um estudo exploratório na percepção dos envolvidos: organização, executivo e coach. São Paulo, SP, 2008.
GOMES, Anderson. O que é mentoria e como ela pode ajudar você a atingir seus objetivos. Disponível em;<http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/o-que-e-mentoria-e-como-ela-pode-ajudar-voce-a-atingir-seus-objetivos/94864/> Acesso em: 07 jun. 2018.
KRAUSZ, Rosa R. Coaching executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.
LANGE, Amanda. KARAWEJCZYK, Tamára. Coaching no processo de desenvolvimento individual e organizacional. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2018.
LIMA, Felipe. Psicoterapia. O que é, quais são os tipos e onde encontrar um psicólogo. Disponível em: < https://www.vittude.com/blog/o-que-e-psicoterapia/> Acesso em: 07 jun. 2018.
LINS, R, Michelle. O papel do coach, agosto 2015. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-papel-do-coach/89470/ >. Acesso em: 27 março, 2018.
MARQUES, R. José. Qual é o papel do coach dentro de uma empresa? Disponível em: <http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/qual-e-o-papel-do-coach-dentro-de-uma-empresa/>. Acesso em: 06 jun. 2018.
MARQUES, R. José - O que é coaching empresarial? Disponível em: < http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching-empresarial/> Acesso em: 18 jul. 2018.
MILARÉ, A. Sueli. YOSHIDA, P. M. Elisa - Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 4, p. 717-727, out./dez. 2009.
NUNES, A. de Gabriela. Mas afinal, o que não é coaching? "“ Disponível em: < https://www.slacoaching.com.br/mas-afinal-o-que-nao-e-coaching> Acesso em: 06 jun. 2018.
POLINI, G. Deysi. AZAMBUJA, B. M. Letícia. A Importância do processo de coaching e seus benefícios para a vida pessoal e profissional. 5º CONASFAF "“ Congresso Acadêmico Faculdade Sagrada família. 2018.
ZIMMERMANN, R, João. Leader Coach. A importância do coaching dentro das empresas, outubro 2016. Disponível em: < http://joaoricardocoach.com.br/importancia-do-coaching/>. Acesso em: 27 março, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â